Empresa brasileira Excelchip lança circuito integrado para o mercado de Iluminação LED

27-jul-2017

São Paulo, 26 de julho de 2017

O circuito integrado XLSI7001A, primeiro chip brasileiro para controle de drivers para luminárias LED de alta potência, foi lançado no dia 25 de julho de 2017 durante a 29ª FIEE – Feira Internacional da Indústria Elétrica, Eletrônica, Energia e Automação.

O componente, projetado pela empresa brasileira Excelchip com apoio do LSI-TEC de São Paulo, é o “coração” dos módulos drivers LED e seu lançamento tem como objetivo atender à grande demanda gerada pela modernização dos sistemas de iluminação pública e industrial tanto no Brasil como no exterior.

Márcio Toma, sócio diretor da Excelchip, informa que o circuito integrado já está disponível para uso por empresas que queiram desenvolver e fabricar seus próprios módulos drivers. Segundo Toma, no quarto trimestre de 2017 serão disponibilizados também módulos drivers completos contendo o chip XLSI7001A e já com interface para módulo opcional de telecomando.

Os módulos drivers terão como mercado principal as pequenas e médias empresas fabricantes de luminárias que desejam inovar mas não possuem ainda demanda e/ou plena capacidade tecnológica para projetar e fabricar os seus próprios módulos drivers.

“Sabemos que o projeto do módulo driver não é trivial e exige uma equipe experiente, mas não iremos deixar desamparado esse importante segmento do mercado formado por pequenos e médios fabricantes. Dessa forma, empresas menores podem comprar o módulo pronto e empresas maiores podem desenvolver seus drivers com o componente e acrescentar suas próprias features. É a democratização de uma tecnologia de ponta, desenvolvida no Brasil por uma empresa brasileira”, argumenta Márcio Toma.

Parcerias

Segundo Toma, foi essencial para o sucesso do plano traçado para a obtenção do chip a articulação de um conjunto de parcerias estratégicas com diversos elementos da cadeia brasileira de microeletrônica. “A Excelchip é um spin-off do LSI-TEC de São Paulo e, portanto, é natural que tenhamos uma forte parceria com a instituição. Também temos parceria com o CEITEC do Rio Grande do Sul, a LC Eletrônica de Minas Gerais, WG3 de São Paulo entre outras. Inclusive o lançamento do chip durante a 29ª FIEE foi promovido pela WG3 que é representante da Mentor Graphics no Brasil. A Mentor Graphics também nos apoiou muito para que iniciássemos as nossas operações. No passado contamos ainda com a ajuda fundamental da FAPESP, CNPq e do programa CI-Brasil, do Governo Federal. Somos frutos do esforço de muitas pessoas que acreditaram que nós conseguiríamos produzir alta tecnologia no país” discorre o empresário.

Metas

A Excelchip firmou parcerias estratégicas com empresas provedoras de infraestrutura de telecomunicações e computação em nuvem e anuncia que em breve irá lançar também módulo de telecomando e chip de comunicação projetados no país. “Assim como fizemos para conseguir projetar e fornecer o chip driver, também estamos trabalhando duro há muito tempo para executar nosso plano de cobrir toda a vertical de Iluminação Pública a LED, indo desde os chips, passando pelos módulos eletrônicos, até às centrais de comando e monitoramento. Temos como meta sermos referência em geração de novas tecnologias e soluções para setores com grande impacto socioeconômico tais como Iluminação LED e IoT”, revela o diretor da empresa.

Contato Comercial:

Walter Santana