Rodadas de negócio durante a FIEE devem movimentar R$ 17 milhões

28-jul-2017

Projeto promoveu 76 encontros de negócios com compradores internacionais

São Paulo, 27 de julho de 2017 – O Projeto Comprador do Programa Electro-Electronic Brasil, realizado ontem, dia 26, durante a 29ª edição da FIEE – Feira Internacional da Indústria Elétrica, Eletrônica, Energia e Automação, deve gerar R$ 17 milhões em negócios nos próximos 12 meses. Com a proposta de fomentar o comércio externo do setor eletroeletrônico, a iniciativa promoveu 76 encontros de negócios, com 22 empresas e sete compradores internacionais, provenientes de países, como Argentina, Chile, Colômbia e Equador.

Com a curadoria da Abinee (Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica) e da APEX-Brasil, a ação oferece a oportunidade de encontrar potenciais fornecedores, criar parcerias e aumentar o poder de negociação das empresas por meio de um relacionamento direto em reuniões direcionadas e estratégicas.

Este foi um dos fatores que levou o gerente de exportação da Sintex Indústria de Plásticos, Fábio Adriano Lehn, a participar da rodada de negócios. “A nossa empresa estava buscando a internacionalização e começamos a fazer isso sozinhos. No entanto, vimos que precisávamos de projetos que nos ajudassem a fomentar a comercialização e o Projeto Comprador vem ao encontro das nossas necessidades. É um formato excelente, pois podemos atender diferentes países sem sair do Brasil e a seleção das empresas compradoras é muito criteriosa, com demandas já direcionadas em cada reunião”, explica.

Para Raul Gonzalez, representante companhia elétrica argentina Edenor - Empresa Distribuidora e Comercializadora Norte S.A., com sede em Buenos Aires, os contatos feitos durante o Projeto Comprador vão trazer negociações futuras. “Esse projeto é muito importante para nós porque nos atualiza com as últimas tecnologias, justamente num período em que estamos trabalhando com uma tarifa muito delimitada e precisamos atualizar nossa cadeia de distribuição. Com certeza, teremos muitos efeitos positivos depois da FIEE e os contatos vão trazer boa contribuição para negócios futuros”, enfatiza.

“Foi uma experiência interessante e conheci fornecedores muito éticos e com muito conhecimento técnico sobre seu produto. No Brasil, há empresários competitivos que pode triunfar em outros países porque oferecem qualidade e ótimo custo benefício. Posso destacar também que a feira é muito organizada, com uma oferta grande de produtos para os diversos setores, principalmente energia e elétrica, com apresentação de muitas novidades tecnológicas”, relata o empresário José Luis Hidalgo Villa, do Equador.

Premium Club Plus

Além da Rodada de Negócio, uma das iniciativas da FIEE para fomentar as transações comerciais é o espaço Premium Club Plus, uma ação de relacionamento criada pela Reed Exhibitions Alcantara Machado para atrair potenciais compradores à FIEE.  Com uma infraestrutura diferenciada, o programa permite que os compradores tenham um acesso mais rápido ao evento, iniciem seus negócios com mais rapidez.

“Quando o comprador chega ao Premium Club Plus ele já é direcionado ao expositor que solicitou a presença dele no evento, otimizando o tempo e proporcionando reuniões de negócios com demandas direcionadas ao seu interesse”, explica o diretor da FIEE, Igor Tavares.

Além dos nomes indicados pelos expositores como clientes VIPs para o evento, a FIEE faz um trabalho exclusivo para identificar quem são os principais compradores de todos os setores de abrangência da feira.

“O projeto nos aproxima dos fornecedores certos. É um trabalho excelente de relacionamento porque já direciona para as necessidades que estamos procurando. No nosso caso, viemos em busca de fornecedores de componentes e softwares. O Premium Club facilitou a visita à FIEE e pudemos também retomar contatos com fornecedores que já trabalharam em parceria conosco”, afirma Carlos Leopoldo, gerente comercial da Volga, fabricante de painéis elétricos.

“Gostei muito do formato porque pude conversar com potenciais parceiros e já pensar em alguns projetos para os quais temos demanda em instrumentação e softwares. As reuniões foram excelentes, assim como toda infraestrutura oferecida no Premium Club para os compradores”, atesta Marcelo Perotoni, professor da UFABC – Universidade Federal do ABC e responsável pelo curso de telecomunicações.

A FIEE prossegue até a próxima sexta-feira, dia 28, no São Paulo Expo (Rodovia dos Imigrantes, Km 1,5 – Água Funda). O horário de funcionamento é das 13h às 20h.

Sistemas de armazenamento e consumo inteligentes de energia são temas do ABINEE TEC 2017, na FIEE

Os sistemas de armazenamento de energia e consumo inteligente foram tema de debate na quinta-feira, dia 27, na Conferência “GTDC – Geração, Transmissão, Distribuição e Comercialização de Energia” do ABINEE TEC 2017, realizado durante a FIEE – 29ª Feira Internacional da Indústria Elétrica, Eletrônica, Energia e Automação, no São Paulo Expo.

Para Claudio Dantas de Oliveira, gerente de Smart Grid da Schneider Electric, a disponibilidade de novas tecnologias no mercado, junto ao consumo consciente de energia está fazendo com que a sociedade esteja num processo de transição. “Estamos passando de meros consumidores de energia para consumidores inteligentes, exigindo que cada vez mais os sistemas aliem eficiência e inteligência, o que resulta em consumo consciente e, em consequência, economia”, afirma.

Somado ao uso de equipamentos modernos com menor consumo energético, a instalação dos Smart Grids possibilita uma grande economia mensal para os imóveis. As redes inteligentes oferecem mais facilidade para detectar e solucionar falhas na distribuição de energia, inclusive remotamente. Ao consumidor final, além da diminuição no uso, há a comodidade de acionar ou desligar equipamentos eletrônicos de sua residência de forma remota.

Outro aspecto abordado na Conferência foi o armazenamento de energia, já utilizado em hospitais, por exemplo, em caso de apagões. “Muito se questionam o porquê de armazenar energia. A aplicação do armazenamento pode ser direcionada quando há um pico de consumo e, para evitar o desligamento de toda a rede, essa saída pode ser acionada. Além disso, em lugares remotos, nos quais a energia ainda não está disponível, é mais viável fazer a implantação de uma nova rede ou fazer o armazenamento?”, questiona.

Também participaram do painel o professor e pesquisador da Unicamp, Ennio Peres da Silva e o Diretor Comercial da Hytron, Daniel Gabriel Lopes.

Formas de empresas terem acesso a financiamentos para inovação são apresentadas na ABINEE TEC

As oportunidades para empresas de todos os portes investirem em inovação, por meio de linhas de crédito mais acessíveis e de práticas que visam a estimular o fomento ocupam a pauta da Arena do Conhecimento “PD&I – Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação”, no ABINEE TEC 2017, que ocorre durante a 29ª FIEE.

Nos dois primeiros dias de evento, diversos painéis tiveram debates sobre políticas públicas e condições de financiamento para PD&I, análises sobre o desempenho do Brasil em inovação e o apoio à gestão empresarial. O diretor de Tecnologias Inovadoras do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços do MDIC, José Henrique Videira Menezes, apresentou dados econômicos de inovação no Brasil e destacou a importância de se promover políticas públicas à inovação sustentável. O painel contou também com a presença do diretor de Tecnologia da Abinee, Jorge Salomão, e do diretor de Inovação da Natura, Alessandro Mendes.

Em seguida, durante o painel “Resultado dos Investimentos em Inovação no Brasil”, o secretário de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação do MCTIC, Álvaro Prata, traçou um panorama sobre os investimentos em P&D no mundo e falou sobre a importância da Lei do Bem como incentivo à inovação tecnológica para o setor produtivo. Atualmente, para cada R$ 1 de renúncia fiscal, as indústrias investem R$ 6. Os investimentos do Brasil em inovação correspondem a aproximadamente 1,2% do PIB, equivalendo a cerca de R$ 80 bilhões.

O painel contou também com a presença do vice-presidente para Novos Negócios na América Latina da Samsung, Benjamim Sicsu. A mediação do debate foi feita pelo vice-presidente do IPD Eletron, Paulo Ivo.

No segundo dia de debates, o principal tema foi “Fomento à pesquisa, desenvolvimento e inovação”. Estiveram presentes na discussão Guilherme Castanho Franco Montoro, chefe de Departamento do BNDES; Marco Barcelos, gerente da Finep e Jorge Almeida Guimarães, Diretor Presidente da EMBRAPII, com a mediação de Raul Victor Groszmann, diretor da Abinee.

Os palestrantes falaram sobre as características de suas linhas e programas de apoio à inovação e, no caso da Embrapii, sobre o seu modelo de atuação para apoiar o desenvolvimento tecnológico.

Sobre a FIEE

Organizada e promovida pela Reed Exhibitions Alcantara Machado, principal organizadora de eventos do mundo, a FIEE integra o calendário global da Reed Exhibitions, junto com outras feiras do setor de energia, como Brasil Offshore, Fenasucro & Agrocana, Santos Offshore e no mundo: NEPCON, C-TOUCH & DISPLAY, All-Energy Exhibition & Conference, SPE Offshore Europe, World Future Energy Summit e International Biomass Expo.

Esta edição da FIEE reúne mais de mil marcas nacionais e internacionais em mais de 30 mil m² de área para um público esperado de 50 mil visitantes.

A FIEE conta com apoio da Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee), IPD Eletron e GREEN Eletron – Gestora para Logística Reversa de Equipamentos Eletroeletrônicos.

Serviço:

FIEE - 29ª Feira Internacional da Indústria Elétrica, Eletrônica, Energia e Automação

Data: 25 a 28 de julho de 2017 - das 13h às 20h.

Local: São Paulo Expo (Rodovia dos Imigrantes, Km 1,5 | Água Funda - São Paulo | SP)

Mais informações: www.fiee.com.br