6 destaques de parceria entre as Fatecs e a Huawei para capacitação de profissionais
Por Delcy Mac Cruz
Duas unidades da instituição oferecem 12 mil vagas em curso sobre a linguagem de programação Python
Crédito da imagem: Pressfoto-Freepik
Entra em prática fruto de parceria entre a autarquia do governo do Estado de São Paulo Centro Paula Souza (CPS) e a gigante chinesa de tecnologia Huawei.
Trata-se da oferta de capacitação na linguagem de programação Python, empregada em diversas aplicações, como desenvolvimento de softwares, desktop, web, servidores e ciência de dados.
Saiba 7 destaques dessa parceria:
1 - Quem oferece a capacitação?
Ela começa pelas unidades das Faculdades de Tecnologia do Estado (Fatecs) de Jundiaí e de Sorocaba, no interior paulista, que integram a estrutura do Centro Paula Souza.
2 - Quantas vagas são oferecidas?
Conforme divulgação do CPS no dia 05 de março de 2024, serão disponibilizadas 12 mil vagas, divididas entre as Fatecs dos dois municípios.
3 - Como é o curso?
Ele é constituído por três módulos, com duração de cerca de 40 dias cada etapa, e será oferecido por meio do programa Huawei ICT Academy, no formato online.
A parceria prevê ainda montagem de laboratórios nas duas unidades, equipados com notebooks, lousas digitais e roteadores.
Até a produção deste texto, na primeira semana de março, profissionais do CPS estavam em fase de produção do material didático e testes junto à plataforma da Huawei.
4 - Como é feita a parceria com a Huawei?
Desde que foi reconhecido como Instituição Científica, Tecnológica e de Inovação (ICT), em 2021, o CPS se tornou apto a firmar convênios para realização de pesquisas em parceria com empresas do setor de TIC.
Conforme a autarquia, os acordos são viabilizados por meio do cadastro de unidades de ensino, como as Fatecs Jundiaí e Sorocaba, no Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), para atuarem com incentivos fiscais provenientes da Lei do Bem e, no caso da parceria com a Huawei, da Lei de Informática.
5 - Empresas têm benefícios fiscais
Para as empresas, investir em uma pesquisa ou desenvolvê-la junto a uma ICT resulta em benefícios fiscais.
“A cada R$ 1 que as companhias investem, o retorno pode ser de até R$ 2,30”, explica o coordenador de projetos da Inova CPS Rodrigo Naves (leia mais aqui).
“A importância dessa parceria é imensurável. Vai ter um resultado muito promissor no mercado de trabalho porque sabemos que diversas empresas vão aproveitar esses recursos humanos”, projeta o gerente de Educação e Valor Social da Huawei Brasil, Victor Montenegro.
6 - Mais Fatecs estão cadastradas
Além de Jundiaí e Sorocaba, outras 18 Fatecs foram cadastradas entre 2021 e 2023, tornando o CPS a instituição estadual com maior número de registros como Instituição Científica, Tecnológica e de Inovação (ICT).
As demais unidades estão localizadas nos seguintes municípios: Campinas, Capital (Fatecs São Paulo e Zona Leste), Carapicuíba, Ferraz de Vasconcelos, Indaiatuba, Jaú, Ourinhos, Presidente Prudente, Registro, Santana de Parnaíba, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, São José dos Campos, Sertãozinho, Taquaritinga, Taubaté e Votorantim.
O CPS tem cerca de 32 mil alunos matriculados em cursos na área de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC).