8 estimativas positivas da indústria eletroeletrônica para 2024, segundo a Abinee
Por Delcy Mac Cruz
Previsões integram sondagem divulgada pela entidade
As expectativas são de melhora no desempenho da indústria eletrônica para 2024.
É o que destaca sondagem da Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee).
No documento, a entidade atesta que, embora a projeção seja de otimismo, “permanecem as incertezas em relação ao cenário nacional e internacional".
Diante disso, relata, a situação “deverá manter os empresários cautelosos”.
O que gera expectativas favoráveis para 2024?
Listamos a seguir 8 explicações da conjuntura da Abinee que apontam para projeções otimistas da indústria eletroeletrônica.
1 - Reforma Tributária
Muito esperada pelos empresários do setor, a Reforma Tributária “deverá aumentar a competitividade da indústria, reduzindo a complexidade do sistema tributário do país e desonerando as exportações e os investimentos.”
2 - Política de Semicondutores e de industrialização
A Política Nacional de Semicondutores, em discussão no Poder Executivo, e a política de neoindustrialização lançada em 22 de janeiro e denominada Nova Indústria Brasil, podem trazer perspectivas positivas para o setor.
3 - 66% esperam vendas maiores
Conforme a sondagem, 64% das empresas do setor preveem crescimento para as vendas da indústria eletroeletrônica neste ano, 33% esperam estabilidade e 3% projetam queda.
4 - 78% pretendem investir
O levantamento revela que 78% das empresas entrevistadas têm a intenção de investir em 2024, apesar de muitos desafios, exemplo do crescimento do PIB ser mais modesto.
5 - Faturamento deve crescer 2%
Por conta dos desafios, os principais indicadores da indústria eletroeletrônica também deverão ter incrementos mais discretos.
É o caso, segundo o boletim, do faturamento do setor, que deverá somar R$ 208 bilhões em 2024, alta de 2% em relação a 2023.
O destaque nessa previsão de faturamento são as exportações do setor, que deverão crescer 4% ante 2023.
6 - Quem deverá crescer mais no setor
Exceto a área de informática (-2%) e Telecomunicações (-3%), especialmente os telefones celulares (-6%), todas as áreas do setor deverão apontar crescimento.
“Ainda no que se refere a estas duas áreas, assim como ocorreu em 2023, o ano de 2024 também deverá ser um período de ajustes devido à antecipação de compras registradas em 2020 e 2021”, relata a conjuntura.
7 - Setor deve produzir 3% mais
A produção física do setor deverá crescer 3% neste ano.
8 - Aumento da mão de obra
Conforme a conjuntura, a previsão é de aumento na mão de obra empregada no setor, que passará de 263,3 mil funcionários no fim de 2023 para 266 mil no fim deste ano de 2024.
Por fim, a utilização da capacidade instalada deve apresentar elevação de 72% (em 2023) para 74%.