Em alta, mercado de games do Brasil movimenta US$ 8 bilhões por ano  

Em alta, mercado de games do Brasil movimenta US$ 8 bilhões por ano

 

Ele corresponde a 80% do total da América Latina

Foto: Freepik / Delcy Mac Cruz

O mercado de games no Brasil alcança US$ 8 bilhões por ano, segundo pesquisa inédita da consultoria Comscore. 

Para se ter ideia do peso desse valor, ele representa metade de todas as exportações de açúcar e etanol realizadas nos dez primeiros meses de 2024 (leia mais a respeito aqui). 

Não é só. 

O mercado brasileiro de games responde sozinho por 80% do segmento de toda a América Latina. 

 

Saiba mais sobre a pesquisa aqui. E, aqui, tenha acesso ao site da consultoria. 

 

Formação dos US$ 8 bi: o montante compreende as diversas fases desse universo, que inclui patrocínios, anúncios e eventos. 

 

Consequências do mercado de games: ele é estratégico para atrair anunciantes que buscam se comunicar com um público que, conforme a pesquisa, não tem receio de gastar, é fiel a marcas e está inserido em um segmento de movimentação gigantesca. 

 

Impacto na indústria: o crescente universo de games também repercute favoravelmente na indústria eletroeletrônica.

 

O blog FIEE apresenta a seguir destaques da pesquisa

 

Participantes: a pesquisa ouviu no Brasil 1.040 pessoas entre 18 e 65 anos em março deste ano. 

 

Sem preocupação: a maioria não se preocupa com anúncios em troca de recompensas, como equipamentos para melhorar o desempenho nos jogos. 

 

Como preferem ver anúncios: 51% dos entrevistados expressaram a vontade de assistir a anúncios alinhados a seus interesses. 

 

Exemplos de interesses: produtos eletrônicos, automóveis e artigos de luxo. 

 

Tempo de jogo: segundo a Comscore, ‘gamers’ brasileiros que jogam em consoles ou computadores dedicam mais de 20 horas semanais aos jogos.

 

Maioria dos ‘games’: homens, entre 25 e 44 anos, casados, com filhos e casa própria. A fatia de mulheres chega a 44%. 

 

Conclusão: jogar é uma das atividades centrais na vida desses consumidores, o que vai na contramão da imagem de que seriam apenas jovens trancados em quartos escuros. 

 

Enfim, a pesquisa destaca, também, que mais de dois terços dos jogadores brasileiros já viram anúncios enquanto jogavam. 

 

Mercado gigante

 

Além da pesquisa da Comscore, outras estimativas atestam o gigantismo do mercado de games.

Para a consultoria holandesa Newzoo, por exemplo, o mercado global de jogos eletrônicos terá faturamento de US$ 187,7 bilhões neste ano, em alta de 2,1% na comparação com 2023. 

Já o levantamento da Statista prevê que a receita da indústria de games no Brasil chegará a US$ 2,47 bilhões neste ano, saltando para US$ 3,18 bilhões em 2027. 

Essa projeção de alta leva em conta que naquele ano o número de jogadores no país chegará a 58,9 milhões.