Em alta, mercado de games do Brasil movimenta US$ 8 bilhões por ano
Em alta, mercado de games do Brasil movimenta US$ 8 bilhões por ano
Ele corresponde a 80% do total da América Latina
Foto: Freepik / Delcy Mac Cruz
O mercado de games no Brasil alcança US$ 8 bilhões por ano, segundo pesquisa inédita da consultoria Comscore.
Para se ter ideia do peso desse valor, ele representa metade de todas as exportações de açúcar e etanol realizadas nos dez primeiros meses de 2024 (leia mais a respeito aqui).
Não é só.
O mercado brasileiro de games responde sozinho por 80% do segmento de toda a América Latina.
Saiba mais sobre a pesquisa aqui. E, aqui, tenha acesso ao site da consultoria.
Formação dos US$ 8 bi: o montante compreende as diversas fases desse universo, que inclui patrocínios, anúncios e eventos.
Consequências do mercado de games: ele é estratégico para atrair anunciantes que buscam se comunicar com um público que, conforme a pesquisa, não tem receio de gastar, é fiel a marcas e está inserido em um segmento de movimentação gigantesca.
Impacto na indústria: o crescente universo de games também repercute favoravelmente na indústria eletroeletrônica.
O blog FIEE apresenta a seguir destaques da pesquisa
Participantes: a pesquisa ouviu no Brasil 1.040 pessoas entre 18 e 65 anos em março deste ano.
Sem preocupação: a maioria não se preocupa com anúncios em troca de recompensas, como equipamentos para melhorar o desempenho nos jogos.
Como preferem ver anúncios: 51% dos entrevistados expressaram a vontade de assistir a anúncios alinhados a seus interesses.
Exemplos de interesses: produtos eletrônicos, automóveis e artigos de luxo.
Tempo de jogo: segundo a Comscore, ‘gamers’ brasileiros que jogam em consoles ou computadores dedicam mais de 20 horas semanais aos jogos.
Maioria dos ‘games’: homens, entre 25 e 44 anos, casados, com filhos e casa própria. A fatia de mulheres chega a 44%.
Conclusão: jogar é uma das atividades centrais na vida desses consumidores, o que vai na contramão da imagem de que seriam apenas jovens trancados em quartos escuros.
Enfim, a pesquisa destaca, também, que mais de dois terços dos jogadores brasileiros já viram anúncios enquanto jogavam.
Mercado gigante
Além da pesquisa da Comscore, outras estimativas atestam o gigantismo do mercado de games.
Para a consultoria holandesa Newzoo, por exemplo, o mercado global de jogos eletrônicos terá faturamento de US$ 187,7 bilhões neste ano, em alta de 2,1% na comparação com 2023.
Já o levantamento da Statista prevê que a receita da indústria de games no Brasil chegará a US$ 2,47 bilhões neste ano, saltando para US$ 3,18 bilhões em 2027.
Essa projeção de alta leva em conta que naquele ano o número de jogadores no país chegará a 58,9 milhões.