Incertezas globais aceleram corrida de empresas por soluções de automação

Mas preços seguem em alta e exigem busca apurada no universo de fornecedores

Delcy Mac Cruz

As incertezas econômicas globais fazem as empresas acelerar a busca pelo crescimento eficiente e de produtividade com redução de custos.

Seja no Brasil ou na Índia, essa corrida é justificada hoje pelos altos custos em preços de insumos e em contratações de profissionais de áreas estratégicas como TIC.

A tendência é de que a alta de preços seguirá e, assim, faz todo o sentido correr atrás de eficiência e produtividade com custos menores. 

É aí que entram as soluções.

O mercado, aliás, está repleto delas. Em síntese, basta adquirir uma delas na prateleira do fornecedor de sua preferência.

Mas elas atendem as modelagens de seu negócio?

Levantamento da Salesforce, empresa americana de software on demand, destaca que nos últimos dois anos anos mais de 90% das companhias registraram aumento na procura de automatização com o objetivo de poupar tempo das equipes.

 

Universo de dados

 

Mas tem aí um porém: todo o trabalho digital, independente de que parte do mundo, fez aumentar o número de sistemas e a quantidade de dados que é preciso gerir e ligar.

O resultado é que isso tudo cria bloqueios de integração ao progresso de automatização.

“E quando são necessários novos sistemas ou os requisitos comerciais mudam, 96% das empresas têm dificuldade em modificar as automatizações existentes”, relata a MuleSoft, empresa da Salesforce que acaba de lançar a nova geração de solução unificada para automação, integração e APIs.

O foco é “automatizar qualquer fluxo de trabalho para que qualquer equipe técnica ou não técnica possa adaptar-se à constante mudança e complexidade do negócio.”

Segundo a empresa, a solução inclui agora capacidades sem código para automatizar tarefas manuais repetitivas usando bots com MuleSoft RPA (Robotic Process Automation) e para conectar rapidamente dados de qualquer sistema, tais como Slack, Stripe, e Workday, com MuleSoft Composer.

"Como parte integrante do Salesforce Customer 360, a MuleSoft ajuda as empresas a integrar sistemas e dados complexos, ao mesmo tempo que expande o universo de pessoas que podem utilizar a automatização em qualquer sistema ou fluxo de trabalho”, atesta, em relato, Shaun Clowes, chefe de produto da MuleSoft.

 

Ganhos prometidos

 

Mas por que optar por uma solução como esta?

 

Confira o que a empresa relata:

 

-      MuleSoft RPA permite a qualquer equipa substituir tarefas repetitivas e manuais por bots que podem processar dados de forma inteligente a partir de qualquer sistema, documento, foto, ou interface de utilizador legado. Estes bots podem também ser partilhados e reutilizados em segurança entre equipas.

 

-      Conduzem a inovação mais rapidamente com cliques, e não com códigos: concebido para equipes empresariais, tanto MuleSoft Composer como MuleSoft RPA para ligar aplicações com conectores empresariais e bots pré-construídos.

 

-      Automatizar e integrar qualquer coisa: MuleSoft RPA e MuleSoft Composer trabalham perfeitamente com Anypoint Platform, a integração MuleSoft e a plataforma de gestão API. As automatizações podem beneficiar centenas de conectores para sistemas importantes e mesmo invocar diretamente APIs criadas por equipes técnicas.

 

-      Conseguir uma automatização de ponta a ponta à escala: as equipes podem utilizar a RPA da MuleSoft para automatizar fluxos de trabalho através de múltiplos sistemas e aplicações, integrando bots de RPA de forma contínua com Salesforce Customer 360, Anypoint Platform, e MuleSoft Composer.

 

-      Manter a segurança e a governação: com Anypoint Platform, as equipes de TI podem governar, monitorizar, e proteger qualquer automatização e integração construída com APIs ou bots. MuleSoft RPA automatiza qualquer processo para qualquer equipa com bots personalizados.

 

        Os ganhos prometidos pela nova geração da tecnologia MuleSoft fazem todo o sentido para os clientes da controladora Salesforce.

        Afinal de contas, segundo a empresa eles executam diariamente 4,8 mil milhões de transacções MuleSoft e diminuem os custos operacionais em 74%, enquanto poupam mais de 100 mil milhões de horas de trabalho todos os meses com o Salesforce Flow.