Desafios e oportunidades da eletromobilidade mundial em debate

Desafios e oportunidades da eletromobilidade mundial em debate

Por Phábrica de Ideias

Panorama global foi apresentado durante painel no Congresso da Indústria Eletroeletrônica, no segundo dia da FIEE

No Congresso da Indústria Eletroeletrônica da FIEE 2025, Flavia Spadafora, sócia-líder de Mercados Industriais da KPMG Brasil e Cluster América do Sul, apresentou o painel “Panorama e Tendências da Eletromobilidade no Mundo”.

A executiva destacou os avanços e entraves do setor no cenário regional e internacional, com ênfase no impacto da política tributária e do ambiente macroeconômico sobre a adoção de veículos eletrificados.

Entre os pontos centrais, Spadafora mencionou a recente regulamentação do IPI Verde, que passa a considerar fatores como potência, segurança e reciclabilidade dos veículos, estabelecendo reduções graduais de alíquotas – hoje em 6,9% para leves e 3,9% para comerciais. “O novo modelo deve influenciar diretamente o portfólio das montadoras e a definição de estratégias de mercado”, afirmou.

A executiva também apontou desafios globais que refletem no Brasil e na Argentina, como o custo do crédito, que restringe a aquisição de veículos tanto por consumidores quanto por pequenos comerciantes; a necessidade de equilibrar produção local e importações; e a instabilidade trazida pela guerra tarifária internacional, que afeta custos e previsibilidade das cadeias de fornecimento.