Green Eletron lidera iniciativas para a reciclagem de eletroeletrônicos e pilhas no Brasil
Por Green Eletron
Para que os visitantes da FIEE possam descartar seu lixo eletrônico, a Green Eletron vai disponibilizar um coletor na saída do evento.
A Green Eletron é a maior gestora brasileira sem fins lucrativos para a logística reversa de eletroeletrônicos e pilhas de uso doméstico que não têm mais utilidade. Fundada em 2016 pela Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee), nasceu para atender à demanda crescente das empresas, governo e da sociedade pela criação de alternativas para a coleta e reciclagem adequada do chamado lixo eletrônico. A Green Eletron uma empresa sem fins lucrativos deu a destinação correta para mais de 6.400 toneladas desde 2018; volume aumentará anualmente.
Anualmente, milhões de toneladas de equipamentos eletroeletrônicos e pilhas são descartadas incorretamente. Somente no Brasil, a estimativa é de que sejam geradas mais de dois milhões de toneladas de lixo eletrônico. A Green Eletron atua para mudar esse cenário no país. Desde o início das operações, em 2017, foram instalados mais de 1100 Pontos de Entrega Voluntária (confira aqui) de eletroeletrônicos, ou PEVs, e mais de 8200 exclusivos de pilhas (veja todos os coletores exclusivos de pilhas) nacionalmente.
Com o programa de eletroeletrônicos, a gestora está presente no Distrito Federal e 24 estados e já coletou mais de 5.700 toneladas de produtos eletroeletrônicos. Já no programa Green Recicla Pilha, mais de 818 toneladas tiveram sua destinação correta.
O objetivo da gestora é continuar aumentando o número de coletores disponíveis nos próximos anos e expandir para vários municípios em outros estados, assim como aumentar consideravelmente a quantidade coletada e reciclada, seguindo as metas estipuladas no Acordo Setorial e Decreto 10.240/20.
“O lixo eletrônico descartado incorretamente pode causar impactos negativos para o meio ambiente e consequentemente para a saúde humana. Trabalhamos por um mundo com menos geração de resíduos e menos extração de matéria-prima da natureza. Para isso disponibilizamos Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) em lojas do varejo, shopping centers, instituições empresariais, entidades de ensino, e contamos principalmente com a participação dos consumidores para descartar seus produtos para darmos um destino ambientalmente adequado aos mesmos”, diz Ademir Brescansin, gerente executivo da Green Eletron.
A Green Eletron é uma entidade sem fins econômicos ou lucrativos e trabalha com um sistema coletivo para a logística reversa de eletroeletrônicos de uso doméstico e pilhas. Ou seja, suas empresas associadas financiam toda operação e ela é responsável por gerenciar coleta, transporte, desmontagem e reciclagem dos produtos descartados pelos consumidores, transformando seus materiais em novas matérias-primas para a indústria, além de reportar para as autoridades o cumprimento das metas assumidas. Outro objetivo da organização é realizar campanhas de conscientização e educação ambiental e, por isso, fundou o Movimento Eletrônico Não é Lixo em 2020.
Atualmente, a Green Eletron conta com oito parceiros homologados que fazem a desmontagem e destinação correta dos aparelhos eletroeletrônicos, a Brasil Reverso, Descarte Correto, GM&C, Indústria Fox, Programando o Futuro, Reeecicle, Sinctronics e Wee.do. Os operadores são especialistas no manuseio dos produtos e na sua transformação em matéria-prima para o setor industrial. “Dessa forma, damos a segurança jurídica às empresas associadas e uma nova vida aos produtos descartados pelos consumidores”, afirma Brescansin.