Big Data Analytics: por que essa tecnologia é estratégica para a indústria eletroeletrônica  

Por Delcy Mac Cruz

Entre outros exemplos, ela é ferramenta eficaz na automatização de processos

Crédito da imagem: Markus Spiske na Unsplash

O setor eletroeletrônico, assim como os demais segmentos da indústria, vivenciam mais e mais a era da digitalização. Afinal, independente do grau de investimento, as empresas eletroeletrônicas precisam - com urgência - pisar fundo nas tecnologias que integram essa era.

Entre elas está o Big Data Analytics. Ele é pra lá de estratégico nessa era na qual a automatização de processos é um dos pilares da Indústria 4.0.

Antes de mais nada, vale destacar que Big Data Analytics se diferencia de Big Data. 

Esse segundo surgiu em 1997 e representa a área do conhecimento que estuda como tratar, analisar e obter informações a partir de conjuntos de dados muito grandes.

Já o Big Data Analytics, de forma resumida, é o uso de técnicas analíticas avançadas em conjuntos de big data muito grandes e diversos. 

Por sua vez, estes incluem dados estruturados (mais completos e já organizados em um banco de dados ou solução semelhante) e não estruturados (incompletos e precisam de organização) de diferentes fontes e em tamanhos diferentes, de terabytes a zettabytes

São dados produzidos diariamente, o que inclui redes sociais, páginas da web, vídeos, planilhas, Internet das Coisas (IoT) e quaisquer interações virtuais mensuráveis. 

Apoio na tomada de decisões

Vale dizer que as técnicas de Big Data Analytics (análise de big data) vasculham grandes quantidades de dados com o objetivo de localizar padrões ocultos, correlações e outros insights. 

Ou seja, o potencial destas tecnologias ganha forma e peso quando aproveitado para apoiar na tomada de decisões pelo empresário. 

Para tanto, o Big Data Analytics se vale do controle de análises que, como apelidado por especialistas, se dá por meio dos chamados 5Vs. 

5Vs? Sim, confira a seguir cada um: 

1 - Veracidade: a busca por informações verdadeiras, exatas e atualizadas. A ideia é optar por dados autênticos, para que a estratégia adotada seja segura; 

2 - Volume: a quantidade de dados seguirá aumentando. Aqui, o objetivo é encontrar as melhores ferramentas que consigam analisar as informações e tirar vantagem deste item; 

3 - Velocidade: pede a mesma agilidade que as informações captadas. Os dados precisam ser analisados e utilizados em tempo real para não perderem a validade e se tornarem obsoletos; 

4 - Variedade: bancos de dados usuais já não suportam a diversidade de informações. Obtenha softwares que atendam a alta demanda e consigam armazenar os dados coletados de modo organizado e com fácil acesso; 

5 - Valor: para este quesito é fundamental descobrir o real valor de cada dado obtido da empresa. Com o verdadeiro objetivo definido, fica mais fácil destacar as informações relevantes e valorosas para a expansão de seu negócio. 

 

Em síntese, a boa aplicação de cada um dos 5Vs na indústria permite menor interferência humana e possibilita melhor fluidez e eficiência na produção. 

Além disso, três ganhos práticos se sobressaem: Machine Learning, Inteligência Artificial e Impressão 3D.

Saiba aqui mais os 5Vs. 

Pelo apresentado neste texto, o Big Data Analytics revela-se estratégico ao setor eletroeletrônico. 

Afinal, esse também está imerso na Indústria 4.0, que tem, entre os desafios, repensar a unidade produtiva por meio de dados e estabelecer sistemas confiáveis de integração e armazenamento em nuvem. 

Enfim, soluções inteligentes, como as oferecidas pelo Big Data Analytics, são mais do que bem vindas.

3 passos para implementar

Sim, há os custos e eles variam de fornecedor para fornecedor. 

Mas eles podem pesar menos se a implementação seguir três passos comuns e destacados: 

 

1 - É imprescindível ter os objetivos da empresa bem definidos; 

2 - Investir na estrutura necessária para executar o trabalho com eficiência;

3 - Investir em ferramentas de Business Intelligence, Big Data, Inteligência Artificial, entre outros. 

 

Por fim, contratar pessoal especializado em análise de dados. Como o mercado nacional de especialistas de Big Data Analytics está repleto, isso favorece uma cotação de preços e de garantias.

No mais, é aderir a essa estratégica ferramenta da era da digitalização e ter os prometidos resultados.