Empresas da América Latina reforçam investimentos em IA
Por Delcy Mac Cruz
É o que destaca pesquisa feita para a IBM
Crédito da imagem: Michael Dziedzic na Unsplash
A implementação de Inteligência Artificial (IA) em grandes empresas (com mais de mil funcionários) da América Latina ganhou tração em 2022 e 2023.
Essa forte aceleração é confirmada pela pesquisa “IBM Global AI Adoption Index 2023”, conduzida pela Morning Consult em nome da IBM (leia mais a respeito aqui).
Como se deu a tração?
Para profissionais de TI da América Latina (Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, México e Peru) ouvidos no levantamento, 67% atestam que suas organizações aceleraram a implantação de IA nos últimos 24 meses.
Pois esse resultado está acima da média global de aportes em IA, que é de 59%.
Quem participou da pesquisa?
Ela foi realizada em novembro de 2023 com uma amostra representativa de 8.584 profissionais de TI de 20 países: Austrália, Canadá, China, França, Alemanha, Índia, Itália, Japão, Cingapura, Coreia do Sul, Espanha, Emirados Árabes Unidos, Reino Unido e EUA, além dos seis da América Latina.
A apresentação do trabalho foi em março deste ano.
IA generativa
Segundo a pesquisa, as corporações da América Latina estão muito abertas ao uso de IA generativa.
Dentre as empresas pesquisadas, 37% dizem estar implementando-a ativamente esta tecnologia e 45% afirmam já estar explorando.
Limitação de habilidades
Mas há pedras no meio do caminho
O IBM AI Adoption Index também revela que, seguindo a tendência global, a maior barreira para a adoção de IA nas empresas da América Latina é a limitação de habilidades, conhecimento ou especialização no tema (32%).
Diante da situação, 38% das empresas planejam investir em requalificar e desenvolver as respectivas equipes nos próximos 12 meses contados a partir de novembro último.
Ética e responsabilidade
Outro resultado do trabalho é de que há uma forte consciência em torno da ética e responsabilidade da IA, entre as empresas latinas.
Dos profissionais de TI entrevistados, 90% concordam de alguma forma que os consumidores são mais propensos a escolher serviços de uma empresa que ofereça transparência, aliada a uma estrutura ética sobre como os dados e modelos de IA são construídos, gerenciados e usados.
Deste grupo, 92% também dizem que ter a capacidade de gerenciar dados e IA, durante todo o ciclo de vida, é um aspecto importante de confiança e aplicabilidade.
Aplicações mais comuns
E quais são as aplicações mais comuns de IA entre as empresas que exploram ou implementam a tecnologia?
Alguns dos usos que ocorrem atualmente, citados pelos profissionais de TI da América Latina, são:
- trabalho digital (39%),
- automação de processos de TI (36%),
- marketing e vendas (35%).
Por outro lado, algumas aplicações em estágios muito iniciais de adoção citadas são: diagnóstico em saúde (8%), análise de risco ambiental (10%) e sustentabilidade (16%).
Confira arte da pesquisa: