Empresas da América Latina reforçam investimentos em IA

Por Delcy Mac Cruz

É o que destaca pesquisa feita para a IBM

Crédito da imagem: Michael Dziedzic na Unsplash

 

A implementação de Inteligência Artificial (IA) em grandes empresas (com mais de mil funcionários) da América Latina ganhou tração em 2022 e 2023.

Essa forte aceleração é confirmada pela pesquisa “IBM Global AI Adoption Index 2023”, conduzida pela Morning Consult em nome da IBM (leia mais a respeito aqui).

 

Como se deu a tração?

 

Para profissionais de TI da América Latina (Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, México e Peru) ouvidos no levantamento, 67% atestam que suas organizações aceleraram a implantação de IA nos últimos 24 meses.

Pois esse resultado está acima da média global de aportes em IA, que é de 59%.

 

 

Quem participou da pesquisa?

 

Ela foi realizada em novembro de 2023 com uma amostra representativa de 8.584 profissionais de TI de 20 países: Austrália, Canadá, China, França, Alemanha, Índia, Itália, Japão, Cingapura, Coreia do Sul, Espanha, Emirados Árabes Unidos, Reino Unido e EUA, além dos seis da América Latina.

A apresentação do trabalho foi em março deste ano.

 

IA generativa

 

Segundo a pesquisa, as corporações da América Latina estão muito abertas ao uso de IA generativa.

Dentre as empresas pesquisadas, 37% dizem estar implementando-a ativamente esta tecnologia e 45% afirmam já estar explorando.

 

Limitação de habilidades

 

Mas há pedras no meio do caminho

O IBM AI Adoption Index também revela que, seguindo a tendência global, a maior barreira para a adoção de IA nas empresas da América Latina é a limitação de habilidades, conhecimento ou especialização no tema (32%).

Diante da situação, 38% das empresas planejam investir em requalificar e desenvolver as respectivas equipes nos próximos 12 meses contados a partir de novembro último.

 

Ética e responsabilidade

 

Outro resultado do trabalho é de que há uma forte consciência em torno da ética e responsabilidade da IA, entre as empresas latinas.

Dos profissionais de TI entrevistados, 90% concordam de alguma forma que os consumidores são mais propensos a escolher serviços de uma empresa que ofereça transparência, aliada a uma estrutura ética sobre como os dados e modelos de IA são construídos, gerenciados e usados.

Deste grupo, 92% também dizem que ter a capacidade de gerenciar dados e IA, durante todo o ciclo de vida, é um aspecto importante de confiança e aplicabilidade.

 

Aplicações mais comuns

 

E quais são as aplicações mais comuns de IA entre as empresas que exploram ou implementam a tecnologia?

Alguns dos usos que ocorrem atualmente, citados pelos profissionais de TI da América Latina, são:

 

-       trabalho digital (39%),

-       automação de processos de TI (36%),

-       marketing e vendas (35%).

 

Por outro lado, algumas aplicações em estágios muito iniciais de adoção citadas são: diagnóstico em saúde (8%), análise de risco ambiental (10%) e sustentabilidade (16%).

 

 

Confira arte da pesquisa: