Fabricantes de placas de circuito impresso que investem em inovações saem na frente
Da Delcy Mac Cruz
No mercado desde a II Guerra Mundial, componentes mantêm-se estratégicos em equipamentos
Créditos da imagens: Vishnu Mohanan on Unsplash
As placas de circuito impresso (PCI) são velhas conhecidas do mundo da eletrônica. Denominadas como Printed Circuit Board (PCB), elas são consideradas como o mais importante componente eletrônico porque têm a função de integrar todos os outros no mesmo circuito elétrico.
Em síntese, o circuito impresso é responsável por permitir que as correntes elétricas cheguem até os componentes fixados na placa, permitindo que eles possam funcionar.
Por conta disso, o circuito costuma ser aplicado em diferentes equipamentos. A lista inclui smartphones, tablets, computadores, chuveiros, sistemas de segurança, cadeiras automatizadas, entre outros.
Se o foco são segmentos, as placas costumam ser solicitadas por empresas de automação residencial, comercial e industrial. Mas, também, por indústrias automobilísticas, de telecomunicação, de geração de energia, aeroespaciais, de entretenimento, de defesa militar, setores médicos-hospitalares e várias outras áreas que produzam ou necessitem de equipamentos eletrônicos.
As PCI têm décadas e décadas de vida. A primeira vez que os circuitos impressos foram usados de uma forma mais ampla foi por volta de 1943.
Na oportunidade, “foram empregados em equipamentos de rádio para uso militar, onde era essencial que o circuito funcionasse em situações extremamente adversas”, descreve Ewaldo Mehl em estudo de sua autoria.
“Após a Segunda Guerra Mundial os circuitos impressos foram usados em outras aplicações e, com o advento dos transistores, tornou-se a forma mais comum de construção de circuitos transistorizados”, emenda Mehl.
Créditos da imagens: Fábrica Kinwong
Desde então, por conta de investimentos em inovações, os PCI ganharam modelos que atestam eficácia e eficiência.
Tome o caso da fabricante de origem chinesa Kinwong.
Ela tem mais de 27 anos de experiência na fabricação de PCI.
Expositora da FIEE, principal feira de soluções em Automação & Conectividade e Equipamentos Elétrico & Eletrônico, a Kinwong atende:
- mercado automotivo (incluindo iluminação)
- médico,
- industrial,
- telecomunicações,
- fonte de alimentação e
- produtos de consumo
Para tanto, a fabricante possui Certificado IATF 16949: 2016 (para automotivo), ISO 13485 (para medicina) e Laboratório certificado ISO 17025 (teste de laboratório qualificado).
Não para por aí.
Como reflexo dos investimentos em inovação, a Kinwong ganhou o Prêmio de Excelência de Patentes da China, entregue em abril deste ano pelo Instituto de Propriedade Intelectual da China.
No caso, a empresa venceu com o método de produção de PCB multicamadas e a placa de PCB multicamadas.
Para se ter ideia, o Prêmio é um dos mais disputados entre fabricantes de PCI (leia mais a respeito aqui).
“Procuramos cumprir a missão de ‘Circuitos ligam o mundo, criando a Internet das Coisas’ e tornarmo-nos o fabricante de placas de circuito impresso mais confiável do mundo”, relata a empresa em comunicado.