Por que o mercado de catracas de acesso a escolas avança em ritmo acelerado no Brasil

Por que o mercado de catracas de acesso a escolas avança em ritmo acelerado no Brasil

Adoção de equipamentos de tecnologia de ponta reforça a segurança nos estabelecimentos

Créditos: Ilustração: Macrovector no Freepik / Delcy Mac Cruz

               

 

Em nome da segurança, os controles de acesso a empresas e instituições públicas e privadas são dotados mais e mais de tecnologia de ponta. 

Biometrias, reconhecimentos faciais e softwares que fazem controle de acesso físico exemplificam essa corrida tecnológica pela segurança. 

Em meio a isso, há também as catracas de controle de acesso em estabelecimentos de ensino. Trata-se de um mercado em avançado crescimento também no Brasil. 

Esse avanço é explicado, por exemplo, pelo número de estabelecimentos. 

Para se ter ideia, a rede privada de escolas chegou a 43,2 mil em 2024, conforme nota da Fenep, entidade representativa do setor. Elas atendem a um universo de 9 milhões de estudantes. 

Por sua vez, a rede pública do país é formada por 136,1 mil escolas, que, segundo o MEC, contavam em 2024 com 39 milhões de estudantes. 

 

Diante um universo de 9 milhões de estudantes, dá para entender o porquê o mercado de catracas de acesso veio para ficar. 

Pesquisa do Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br), divulgada em 2023 pela Sociedade Eletrônica, revelou que cerca de 49% das escolas de Ensino Fundamental e Médio no Brasil não possuíam sistema interno de câmeras de vídeo. 

A situação pode ter sido alterada de lá para cá, mas a falta de câmeras certamente é realidade em muitos dos estabelecimentos, o que por si só explica a demanda por equipamentos de segurança. 

 

Ata Sistemas: Catraca Top Data

 

Em linha com o mercado de catracas de acesso a escolas, a Ata Sistemas oferece a Revolution Top Data. 

“Além de apresentar um alto padrão de acabamento com painel em aço inoxidável, a Revolution oferece avançados recursos tecnológicos para controle de acesso”, destaca a Ata. 

O modelo oferece registro detalhado de todos os acessos de seus colaboradores, visitantes e clientes, relata. 

“O design da catraca eletrônica tem linhas modernas e acabamento da tampa em aço inox que combinam com ambientes de alto padrão.”

 

Expositora na FIEE

A Ata Sistemas integra a lista de expositores da FIEE de 2023. Neste ano, a única feira de negócios no Brasil que apresenta equipamentos, produtos, soluções e tendências em instalações elétricas e eletrônicas para todos os tipos de indústrias será realizada entre 9 a 12 de setembro próximo na São Paulo Expo, na capital paulista.