Por que o mercado de realidade expandida deverá crescer 400% até 2026  

Por Delcy Mac Cruz

Ele deve chegar globalmente a US$ 101 bilhões, destaca a consultoria Statista 

Crédito da imagem: Maxim Hopman na Unsplash

 

O mercado de realidade expandida (XR, na sigla em inglês) avança em ritmo acelerado.

Em 2021, esse mercado somava globalmente US$ 21 bilhões. Para 2026, deverá saltar 400% e ir para US$ 101 bilhões, prevê a consultoria Statista.

Mas qual o motivo do otimismo?

É que esse mercado chegou pra valer.

 

O que ele integra?

 

Resultado das inúmeras transformações digitais globais, a RX inclui as realidades virtual (VR), aumentada (AR) e mista (MR).

Essas nada mais são do que novas formas que as empresas têm para interagir, promover produtos e serviços, além de melhorar a eficiência operacional.

 

O que é VR?

 

É a imersão total de um ambiente que existe apenas on-line e que é possível com o uso de equipamentos como óculos e fones, relata o Sebrae-SC.

Com ela é possível o usuário fazer parte de determinados ambientes digitais, em outra dimensão, como dentro de um cenário de jogo.

A VR oferece visão em 360º e três dimensões. Assim, o usuário se insere em um ambiente digital por meio de óculos e outros equipamentos e “as fronteiras entre o mundo real e o digital se fundem”, detalha o texto (leia aqui na íntegra).

 

E AR?

 

Propõe a combinação de cenas do mundo real com o virtual, mas, ao contrário do que ocorre com a VR, não leva o usuário a outra dimensão.

“Ela traz elementos virtuais para um ambiente real, oferecendo uma maneira intuitiva de interação”, destaca o Sebrae-SC.

A realidade aumentada já é muito empregada na área de vendas, onde o cliente tem a possibilidade de conferir se o produto pode ou não atender às suas expectativas.

 

E o que é MR?

 

O conceito de realidade mista integra o mundo real com a realidade virtual por meio da projeção de elementos interativos. “Essas simulações geralmente são feitas a partir de aparelhos (headsets) que transformam o ambiente em que o usuário está em uma tela infinita onde os apps são exibidos.

 

Leque de oportunidades

 

Não é à toa que os players de tecnologia entraram de ponta no mercado XR.

É certo, também, que falta aparar arestas nesse universo, como o da segurança.

Mas fato é que a realidade expandida chegou para ficar e abre um leque de oportunidades entre os clientes.

Tome o caso da indústria: em conjunto com a Internet das Coisas (IoT), a XR pode ser aplicada na operação de máquinas.

Com isso, o acompanhamento dos processos de produção é facilitado. Com o detalhe de que com uma câmera é possível checar dados sobre máquina ou equipamento em tempo real.