Smartphones com IA embarcada chegam ao mercado nacional

Samsung sai na frente, mas outros fabricantes já se preparam para lançamentos com a tecnologia

Crédito da imagem: Bluefish-ds-Freepik

Chegam ao mercado brasileiros os primeiros smartphones com inteligência artificial (IA) embarcada.

No caso, trata-se da linha Galaxy S24, da Samsung, que materializa a estratégia de fabricantes de incorporar a IA generativa a seus dispositivos e obter vantagens competitivas.

Lançada em janeiro, a linha oferece smartphones entre R$ 5,3 a R$ 8,9 mil, conforme o site da empresa.

Aliás, a fabricante garante pelo menos “três recursos impactantes.”

 

QUAIS OS RECURSOS PERMITIDOS PELA IA:

1 - Comunicação 

As conversas de texto e de voz são traduzidas em tempo real, sem a necessidade de aplicativos de terceiros. Facilita, assim, a comunicação em outras línguas, uma vez que conversas ao vivo podem ser traduzidas instantaneamente em visualização de tela dividida.

Funciona até mesmo sem a rede móvel ou wi-fi, segundo a Samsung.

 

2 - Fotos com qualidade

A linha integra suíte de ferramentas alimentadas por IA que “transformam as habilidades de captura e imagem e maximizam a liberdade criativa em cada etapa, desde a configuração da foto até o compartilhamento nas redes sociais.”

 

3 - Organização 

Por meio de aplicativo, agiliza a rotina. Após escrever suas anotações, por exemplo, o app “oferece resumos gerados por IA, criação de modelos que otimizam as anotações com formatos pré-definidos.”

No caso de reuniões, pode-se gravar o áudio com app no smartphone “e usar assistente de transcrição que transforma o áudio em texto ou resumo, podendo até mesmo realizar a tradução da conversa.”

Clique aqui para ler mais a respeito desses recursos. 

 

QUEM MAIS LANÇA SMARTPHONE COM IA

Assim como a Samsung, fabricantes como a chinesa Xiaomi prometem para breve smartphones com IA embarcada também no Brasil.

No caso, a fabricante desenvolveu a ferramenta de IA DeepExposure, capaz, segundo a empresa, “de segmentar uma foto em diversas ‘sub-imagens’, cada uma delas sob um nível de exposição diferente, que depois são usados para retocar a foto final.”

Segundo a Xiaomi, a ferramenta é a chave para a obtenção de fotos de qualidade, seja em ambientes muito claros ou muito escuros.

 

Vendas devem somar 240 milhões de smartphones

Segundo a consultoria americana Gartner, ao longo deste 2024 deverão ser comercializados no mundo 240 milhões de smartphones com IA generativa (GenAI).

Esse montante, se confirmado, representará 22% dos smartphones básicos e premium, destaca a consultoria (leia aqui o texto na íntegra).

"A rápida adoção de recursos GenAI no dispositivo e processadores de IA acabará por se tornar um requisito padrão para os fornecedores de tecnologia", relata Ranjit Atwal, Analista Diretor Sênior da Gartner.