Soluções prometem transição de operações automatizadas para autônomas

Serviços integram recente parceria entre a ABB e a Red Hat

 

Delcy Mac Cruz

 

 

Acelerar a automação da Indústria com soluções digitais que permitam aproveitar melhor o potencial de decisões baseadas em dados.

É o que promete parceria formalizada em julho entre a suíça ABB, presente em 100 países, e a Red Hat Inc., líder global no fornecimento de soluções open source controlada pela IBM.

Antes de seguir adiante neste conteúdo, é preciso destacar que não se trata aqui de publicidade de mais um produto voltado para a indústria.

Trata-se, sim, de novidade tecnológica de tendência global.

Isto porque o objetivo da parceria é “agilizar a transição de operações automatizadas para autônomas e solucionar as atuais e futuras necessidades da indústria com tecnologias open source”, relata, em comunicado, Matt Hicks, vice-presidente de produtos e tecnologias da Red Hat.

 

Detalhes da parceria

 

Entremos agora nos detalhes do que propõe a parceria.

Antes de tudo, é preciso deixar claro que o atendimento das duas parceiras é para clientes industriais de processos de automação e software industrial da ABB.

A aposta é que esses irão escalar rapidamente, com flexibilidade, aproveitando as plataformas empresariais da Red Hat e serviços de aplicação construídos no Red Hat Enterprise Linux.

De que se trata?

Red Hat Enterprise Linux é um sistema operacional ou sistema operativo GNU/Linux da Red Hat com foco para o mercado corporativo.

 

Como se dá a eficiência prometida?

 

Conforme material da Red Hat, “a coleta, gerenciamento e análise de dados de fábricas são essenciais para tornar as operações mais eficientes enquanto solucionam as necessidades de segurança e produtividade. Esta abordagem é consistente com a estratégia da ABB para a evolução da automação de processos.

A partir daí, a parceria possibilita a visualização e a containerização de software de automação com o Red Hat OpenShift para fornecer mais flexibilidade na implantação de hardware, otimizada de acordo com as necessidades da aplicação.

“Também fornece uma orquestração de sistemas eficiente, possibilitando a tomada de decisões na edge em tempo-real, baseada em dados e mais processamento na nuvem”, destaca.

 

De nós a edge industrial

 

O Red Hat OpenShift, plataforma líder em Kubernetes empresariais no setor, que tem o Red Hat Enterprise Linux como sua base, oferece à ABB uma única plataforma consistente para aplicações, desde pequenos sistemas de nós únicos até clusters de hiperconvergência que usam scale-out na edge industrial, o que simplifica os esforços de desenvolvimento e gestão para os clientes da ABB.

 

Foco em resultados digitais

 

O Red Hat OpenShift aumenta a flexibilidade para implantação e escalabilidade do ABB Ability™ Edgenius™, uma abrangente plataforma de edge para aplicações de software industrial, junto com o ABB Ability™ Genix Industrial Analytics e AI Suite, uma plataforma de nível empresarial e suite de aplicações que usa AI industrial para gerar resultados digitais da Indústria 4.0 para os clientes. Edgenius e Genix podem expandir perfeitamente, de forma segura, em várias implantações.

Com esta parceria, a ABB terá acesso a funcionalidades como provisionamento zero-touch (configuração remota de redes) que pode aumentar a gerenciabilidade e consistência em ambientes industriais.

 

Formação de edge industrial

Confira mais avaliações de Matt Hicks, da Red Hat, sobre a parceria:

“A Red Hat está empolgada em trabalhar com a ABB unindo a tecnologia operacional e a de informação para formar a edge industrial.

Juntos, nós pretendemos agilizar a transição de operações automatizadas para autônomas e solucionar as atuais e futuras necessidades da indústria com tecnologias open source.

À medida que trabalhamos para romper barreiras entre a TI e o chão de fábrica, nós buscamos gerar a inovação sem limites e marcar uma mudança de paradigma na tecnologia operacional baseada no open source.”

 

Navegar em cenário digital

 

E confira as avaliações de Bernhard Eschermann, chief technology officer da ABB Process Automation:

“Esta parceira empolgante com a Red Hat demonstra o compromisso da ABB em atender às necessidades dos clientes buscando alianças com outros líderes de mercado inovadores.

A aliança com a Red Hat vai permitir que a ABB continue a ajudar os clientes a melhorar suas operações à medida que navegam em um cenário digital que está evoluindo rapidamente.

A parceria possibilitará acesso às ferramentas que precisam para integrar TI e OT nas fábricas, enquanto reduz riscos e otimiza a performance.”