TV 3.0 deve começar a ser implantada em 2025  

TV 3.0 deve começar a ser implantada em 2025

 

Previsão está no cronograma do novo padrão de tecnologia para a TV digital

Foto: Sistema RNP / Delcy Mac Cruz

A TV 3.0, novo padrão de tecnologia para a TV digital, deve começar a ser implantada no Brasil em 2025. 

 

Essa previsão, aliás, integra o cronograma das instituições 

envolvidas na criação, para quem a novidade entrará no ‘ar’ no próximo ano.

 

As primeiras estações de transmissão, em caráter experimental, devem ser confirmadas em São Paulo e Brasília, destaca o jornal Valor Econômico.  

 

O que é

Mas de que se trata a TV 3.0, que promete revolucionar o ecossistema da televisão e de de toda a cadeia de fornecedores, o que inclui a eletroeletrônica? 

 

Ela surgiu de um estudo iniciado em 2021 e coordenado pelo Ministério das Comunicações com o Fórum do Sistema Brasileiro de TV Digital Terrestre (SBTVD)

Objetivo: buscar tecnologias que serão integradas aos televisores que passarão a ser fabricados a partir de 2025, relata a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). 

 

Vínculo com a internet: também chamada de TV do futuro, a TV 3.0, segundo a Anatel, trará mais interatividade e inovação com uma série de tecnologias vinculadas ao uso da internet para melhorar a experiência do telespectador. 

 

Imagem: a qualidade da imagem, por exemplo, vai passar de Full HD para 4k ou até 8k. 

Em outras palavras, essa qualidade permite quatro vezes mais pixels, o que permite mais informações por espaço, melhorando a cor e a nitidez. 

 

No ambiente: destaca a Anatel que, com som imersivo, a tecnologia vai permitir que o telespectador tenha a sensação de estar no ambiente que está sendo assistido. Fora isso, temas e propagandas também poderão ser personalizados. 

 

Cronograma - Grupo de trabalho focado na novidade tem até dezembro próximo para apresentar propostas que, por sua vez, irão definir todo o funcionamento da nova geração de TV digital no país. 

Estão incluídas aí a regulamentação, padrão tecnológico, modelo de implantação no território nacional, além do cronograma de implantação e transição para a TV 3.0. 

 

Sem custos - O Fórum do Sistema Brasileiro de TV Digital Terrestre (SBTVD) atesta que o novo padrão de tecnologia para a TV digital aberta é gratuito.

 

Padrão está definido

Em linha com tudo isso, o Fórum SBTVD, realizado em agosto último, realizou o lançamento da marca da TV 3.0. 

Trata-se da DTV+, que, conforme relata o Fórum, “oferece melhor qualidade de imagem e som com uma interface intuitiva e uma conectividade aprimorada.”

“Ela integrará os canais de TV e conteúdos digitais, criando uma plataforma unificada e simples”, destaca a organização, que tem apoio dos setores de radiodifusão, fabricantes de equipamentos de recepção e transmissão, instituições de ensino e pesquisa e indústrias de software.



Tire mais dúvidas sobre TV 3.0

Wilson Wellisch, secretário de Comunicação Social Eletrônica do Ministério das Comunicações, responde a dúvidas sobre a nova geração de TV digital (clique aqui para acessar o texto na íntegra). 

 

A TV 3.0 precisará de internet?

Não. Não é necessário ter internet para ter acesso à TV 3.0. A internet vai propiciar que você tenha mais opções de conteúdo, como a possibilidade de interatividade com os produtos que são distribuídos pela TV aberta.

 

Pequenas cidades e municípios do interior do Brasil serão contempladas com a TV 3.0?

Assim como aconteceu na mudança do analógico para o digital, esse acesso à TV 3.0 também vai acontecer. Será de forma gradual para todo o território nacional.

 

Vai precisar de antena como é hoje? 

Será necessário ter acesso a antenas, sejam elas acopladas a própria televisão ou antenas externas. 

 

O controle remoto vai acabar?

A troca de canais de forma numérica será substituída com a TV 3.0. Nos novos modelos, os canais serão acessados por meio de aplicativos das emissoras de conteúdo, semelhante aos botões para acesso às plataformas de streaming. Alguns modelos atuais de televisões já são produzidos sem o acompanhamento do controle de teclado numérico, mas ainda com botões para troca de canais.

 

Não há internet disponível onde eu moro. O que devo fazer?

Sem acesso à internet, as televisões terão conteúdos já disponibilizados pelos canais abertos e transmitidos por sinal aberto e gratuito.