Vêm aí as baterias com nióbio, que permitem recargas ultra rápidas

Vêm aí as baterias com nióbio, que permitem recargas ultra rápidas

Já em testes em ônibus elétrico, elas devem entrar no mercado nacional em 2025 

Crédito da imagem: Imagem de Freepik  /  Delcy Mac Cruz

A demora em carregar baterias de veículos elétricos está com os dias contados no Brasil.

Isso porque uma tecnologia já desenvolvida permite gerar baterias que permitem, entre outras, recargas ultra rápidas.

Que tecnologia é essa? Ela emprega o uso do metal nióbio em células de lítio de baterias de veículos elétricos, permitindo recarga ultra rápida.

Nióbio? É um metal de transição descoberto em 1801, mas começou a ganhar relevância no século XX.

Características: ele possui alta condutividade térmica e elétrica e alta resistência à corrosão, ao calor, entre outras características. Desta forma, melhora as propriedades de materiais, deixando-os mais eficientes. Por isso hoje o nióbio é utilizado em diversos setores, caso das baterias elétricas (leia mais a respeito dele aqui).

Oferta do metal no Brasil: o país oferece extração do metal. A Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração (CBMM), controlada pelos Moreira Salles, possui mina e exporta nióbio para mais mais de 50 países, sendo que seu maior cliente é a China, maior fabricante de veículos elétricos do mundo (mais aqui).

Ganhos: conforme a CBMM, baterias com nióbio permitirão que elas sejam recarregadas com potência muito acima do que se obtém hoje.

Ônibus movido a bateria com nióbio

Diante tamanhas características positivas, o nióbio avança, também, para veículos de maior porte, caso dos ônibus.

Fruto de parceria entre a CBMM, Toshiba e Volkswagen Caminhões e Ônibus, foi dada a largada, em 19 de junho, dos primeiros testes em operação real de protótipo conceito de ônibus elétrico movido à bateria de íons de lítio com nióbio (saiba mais aqui). 

 

Vantagens: Conforme a CBMM, a grande vantagem desse tipo de tecnologia é permitir uma recarga ultra rápida, em que se pode atingir a autonomia máxima do veículo com apenas 10 minutos, maior segurança, além de uma vida útil que pode ser até três vezes superior às das baterias convencionais.

Seis anos - Junto com a Toshiba, a CBMM trabalhou por seis anos em cooperação para desenvolver a tecnologia de óxidos mistos de titânio com adição de nióbio para o ânodo das células das baterias de íons de lítio, conhecida como NTO.

Pioneira - Na sequência, em 2021, o projeto expandiu com a parceria com a Volkswagen Caminhões e Ônibus, pioneira no desenvolvimento de veículos elétricos na América Latina, o que permitiu a aplicação desta bateria inovadora em um ônibus elétrico através do desenvolvimento dos sistemas de gerenciamento térmico, energético e carregamento ultrarrápido.

Validação - Toda essa tecnologia entra em validação e aperfeiçoamento com a aplicação na operação real da CBMM, em que o veículo vai rodar diariamente numa rota fixa, com a recarga no pantógrafo prevista no início ou fim do trajeto.

Dados - A operação fornecerá dados tanto sobre as características da bateria NTO quanto do veículo, com o objetivo de sinalizar ajustes necessários para futura comercialização.

Como é o ônibus: configurado sobre um chassi de 18 toneladas, o protótipo tem autonomia estimada em 60 quilômetros, com um tempo de recarga de 10 minutos em pantógrafo de 300 kW. Está equipado com quatro packs de baterias de lítio com ânodo contendo Nióbio, cada um deles com capacidade útil de até 30 kWh.

Quanto tempo: o período de testes é indeterminado e será definido de acordo com a evolução da aplicação. Somente após essa fase, será possível determinar os próximos passos para o lançamento do ônibus elétrico.

Previsão: com relação à bateria com tecnologia NTO, a expectativa é que esteja disponível no mercado em 2025.