Vem aí o Autopilot, agente para fluxos de trabalhos complexos no Teams
Vem aí o Autopilot, agente para fluxos de trabalhos complexos no Teams
Novidade é da Microsoft em parceria com a UiPath
Foto: Igor Omilaev na Unsplash / Delcy Mac Cruz
Os agentes do Copilot, que antes eram denominados extensões, avançam no mercado de automatização.
De forma resumida, os agentes são versões personalizadas de Microsoft 365 Copilot que combinam instruções, conhecimentos e competências para realizar tarefas ou cenários específicos (leia mais a respeito aqui).
Exemplo desses agentes: eles ajudam os fornecedores independentes de software (ISVs) a turbinar suas soluções, adicionando conhecimento especializado e habilidades de seus aplicativos à experiência do Copilot.
Por que são importantes: para ISVs, os agentes do Copilot exibem seus aplicativos diretamente no fluxo de trabalho no Microsoft Teams e em outros produtos do Microsoft 365.
“Isso gera mais produtividade para as empresas e ajuda os ISVs a aumentar a adoção e alcançar novos clientes”, afirma Srini Raghavan, vice-presidente do Microsoft 365 Ecosystem, em artigo publicado no Blog de Parceiros da Microsoft.
Mas apesar da pouca idade, o ecossistema de ISVs e de agentes se prepara para mais novidades.
O que vem por aí: a UiPath, fornecedora de automação empresarial e parceira da Microsoft, já lançou um agente Copilot para automações simples chamado UiPath Autopilot.
No entanto, ainda neste 2024 os parceiros prometem lançar um agente Autopilot mais avançado no Teams para fluxos de trabalho e processos de negócios complexos.
Como será: esse agente será um bot de conversação do Teams criado usando o assistente digital baseado em grande modelo de linguagem (LLM) da UiPath, o Autopilot, e seu aplicativo da Web Orchestrator.
Em tempo: o UiPath Autopilot chega ao alcance dos usuários com integração do Copilot.
Como a integração é estratégica para os usuários?
Em seu artigo, o vice-presidente do Microsoft 365 Ecosystem destaca que a integração do Autopilot com o Copilot e o Teams coloca essas automações na ponta dos dedos dos usuários de duas maneiras.
1. Acessa as automações:
No Teams, os trabalhadores do conhecimento podem acessar automações pré-criadas para concluir tarefas comuns e repetitivas.
Eles também podem descobrir e executar qualquer automação UiPath que sua empresa tenha criado.
Os usuários interagem com automações por meio de Cartões Adaptáveis, que fornecem respostas e solicitam que os usuários executem ações.
Exemplo: um funcionário em contas a pagar pede ao Copilot para ajudar a enviar uma fatura.
Usando o Microsoft Graph como base de dados de conhecimento, o Copilot retorna informações relevantes extraídas dos emails e outros arquivos do funcionário.
Em seguida, o agente do UiPath Copilot fornece automações para validar e enviar a fatura, e o funcionário pode disparar a automação do Cartão Adaptável sem sair do chat do Copilot no Teams.
2. Automatiza fluxos de trabalho de ponta a ponta:
O acesso a automação é útil para tarefas simples, mas quando os funcionários precisam automatizar fluxos de trabalho e processos de negócios complexos de ponta a ponta, eles podem usar o próximo agente Autopilot da UiPath.
Ele ajudará os trabalhadores a interagir diretamente com o Autopilot do Teams e oferecerá uma gama mais ampla de recursos, como sugerir quais automações são necessárias para concluir tarefas, preencher parâmetros do contexto, recomendar as próximas etapas e unir automações para automatizar fluxos de trabalho complexos.
Exemplo: digamos que um funcionário precise processar uma fatura complexa com várias automações.
Usando o Teams, eles podem pedir ao Autopilot para lidar com várias tarefas ao mesmo tempo, como converter entradas em moeda estrangeira em dólares dos Estados Unidos e verificar a política da empresa sobre compras estrangeiras para preencher a fatura com todos os dados necessários.
Ao usar o aterramento de contexto, o Autopilot pode garantir que as ações estejam alinhadas com os detalhes específicos da situação.
Quando tudo estiver pronto, e com a aprovação do funcionário, a fatura poderá ser enviada para aprovação final.
Enfim, em ambos os casos acima, o funcionário se beneficia de permanecer no Teams onde já está trabalhando, enquanto faz uso do conhecimento corporativo por meio do acesso ao Microsoft Graph e ao conjunto robusto de automação da plataforma da UiPath.