Como 2.672 empresas no Brasil investem e lidam com a evolução da TI

Como 2.672 empresas no Brasil investem e lidam com a evolução da TI

Estudo revela dados de uso de IA e de número de dispositivos, temas que estarão presentes na  FIEE

Imagem: Freepik  /  Delcy Mac Cruz

Como está o uso de IA generativa pelas médias e grandes empresas no Brasil? Qual é o número de dispositivos digitais em uso?

As respostas a estas perguntas estão em um raio-x produzido pelo Centro de Tecnologia de Informação Aplicada da FGV EAESP.

Na verdade, trata-se da 36ª edição do estudo, de autoria de Fernando de Souza Meirelles, professor da Instituição.

O trabalho traz informações apuradas junto a 2.672 médias e grandes empresas e retrata o cenário atual, a evolução e as tendências de TI.

 

O blog da FIEE apresenta a seguir destaques desse raio-x, com dados de junho deste ano e que estarão na  FIEE (Feira Internacional da Indústria Elétrica, Eletrônica, Energia, Automação e Conectividade), que será realizada entre os dias 9 e 12 de setembro no São Paulo Expo, na capital paulista.

 

Uso de IA: pela primeira vez a pesquisa quantifica o uso de IA nas empresas entrevistadas. O ranking é vencido pelo Microsoft Copilot (com 40%), seguido pelo ChatGPT da OpenAI (32%) e Google Gemini (20%).

 

Como é o uso de IA: para Chatbot, Machine Learning e Reconhecimento Biométrico: Digital, Facial e Palmar, entre outros.

 

Dispositivos digitais: há no Brasil 502 milhões de dispositivos digitais (computador, notebook, tablet e smartphone) em uso (corporativo e doméstico), ou seja, 2,4 Dispositivos Digitais por habitante em junho de 2025.

 

Domínio: o  smartphone domina o uso no: trabalho, estudo, bancos, compras e mídias sociais, entre outros.

 

Smartphones: há 1,3 por habitante. Ao todo, são 272 milhões de celulares inteligentes em uso no Brasil.

 

Total: adicionando os notebooks e os tablets, são 460 milhões de Dispositivos Portáteis ou 2,2 por habitante.

 

Computadores: estão em uso 230 milhões de computadores (desktop, notebook e tablet) em uso no Brasil.

 

Vendas: as vendas em 2024 foram de 12,6 milhões, crescendo 5%. Em 2005 deve crescer mais de 5% e a venda de notebooks deverá ficar acima da média.

 

Motivo do uso maior: trabalhar e estudar de forma híbrida ou blended tem aumentado o uso de dispositivos digitais.

 

Investimentos em TI: a média está em 10% da receita, mas ela tende a crescer em valor, maturidade e importância para os negócios existentes e para viabilizar novos modelos de negócios.

 

Quem investe mais: quanto mais informatizada a empresa, maior é o valor do investimento em TI. Nos últimos 36 anos, ele cresceu 6% ao ano, passando de 1,3% em 1988 para 10% em 2024. A tendência ilustrada é de atingir mais de 11% em dois a três anos.

 

ERPs mais usados: os Sistemas Integrados de Gestão (ERP) da TOTVS e da SAP têm 34% do mercado cada, Oracle 10% e outros 22%. A TOTVS lidera nas menores com 50%. As novas tecnologias aumentam a necessidade de integração e do ambiente físico com o digital e demandam a implementação de novos processos integrados internamente, externamente e com o ecossistema da empresa.

 

Avanço de BI: os programas de Inteligência Analítica (BI - Business Intelligence and Analytics) continuam sendo uma categoria de destaque e das mais lucrativas para os fabricantes: Microsoft com 28%, SAP 21%, Qlik 18%, Totvs, Oracle e IBM, são os 6 líderes deste segmento, com 93% do mercado.

 

Excel: apesar de todo esse arsenal de ferramentas modernas, mais de 90% do uso de Inteligência Analítica no departamento financeiro das empresas é realizado com o Excel.

Nuvem: responde, em média, por 52% do processamento nas empresas.