Companhias do agro apostam em inovação aberta, mas investimento precisa crescer
Companhias do agro apostam em inovação aberta, mas investimento precisa crescer
Segundo pesquisa, apenas 37% têm orçamento destinado para a finalidade
Foto: Freepik / Delcy Mac Cruz
As grandes companhias do agronegócio investem na busca de colaboração externa para desenvolver soluções inovadoras.
Pesquisa inédita feita pelo PwC Agtech Innovation revela que a colaboração externa, conhecida pelo conceito ‘inovação aberta’, é praticada por 76% das 86 companhias e cooperativas participantes da pesquisa.
Esse percentual atesta o foco das companhias.
No entanto, apenas 37% dos entrevistados contam com orçamento específico para a finalidade.
Outro resultado do trabalho é que “apenas 13% pagam bônus a colaboradores que contribuem para projetos inovadores, uma prática eficiente para fomentar a inovação interna.”
O blog da FIEE apresenta a seguir destaques da pesquisa do PwC Agtech Innovation.
Confira:
Por que é preciso ter investimentos direcionados em inovação aberta: para tornar possível a colaboração com outros stakeholders.
Mais: “os resultados da pesquisa mostram que essa é uma área ainda moderadamente desenvolvida, que requer investimentos e atenção contínua.”
P&D: de outro lado, o estudo revela que quase dois terços dos participantes dizem ter um orçamento dedicado a P&D, o que reflete um compromisso com a inovação tradicional.
No mais, 57% das companhias usam incentivos fiscais à inovação e 49% concorrem a editais de fomento à inovação.
Crédito: PwC Agtech Innovation
Observações: a visão é de que todos os agentes devem se concentrar em desenvolver estratégias que integrem governança, liderança e cultura inovadora, promovendo uma colaboração efetiva que respeite as necessidades específicas do agronegócio.
Longo prazo: a adoção dessas medidas será decisiva para garantir competitividade e sustentabilidade no longo prazo.
Requisito: a participação ativa em hubs de inovação deixa de ser apenas diferencial para os players do agronegócio e se torna um requisito para promover a colaboração entre os diversos atores, acelerar o progresso e induzir mudanças significativas no mercado.