Empresário da indústria geral retoma confiança no país
Por Delcy Mac Cruz
Otimismo abrange 17 de 27 setores industriais pesquisados pela CNI.
Crédito da imagem: Rob Lambert na Unsplash
Melhora o índice de confiança do empresário da indústria. Depois de três meses seguidos de resultados ruins, o Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI) de junho último fechou em 50,4 pontos.
Vale destacar que resultados abaixo da linha divisória de 50 pontos são ruins - e atestam a falta de confiança do empresariado. Foi o que ocorreu, por exemplo, nos meses de maio, abril e março últimos.
O ICEI emprega dados da Confederação Nacional da Indústria (CNI) agregados pela Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee).
Comportamento do ICEI em junho último:
POR QUE A CONFIANÇA VOLTOU
Conforme o estudo da CNI, 17 dos 29 setores industriais pesquisados encerraram o primeiro semestre de 2023 mais confiantes. Leia mais sobre o estudo aqui.
Marcelo Azevedo, gerente de Análise Econômica da CNI, explica que o cenário é mais otimista do que em maio.
“Essa recuperação é resultado de uma melhora tanto da avaliação das condições atuais quanto das expectativas para os próximos seis meses na maioria dos setores, em todos os portes de empresa e em todas as regiões”, relata ele.
Os setores mais confiantes são: Extração de minerais não-metálicos, Perfumaria, limpeza e higiene pessoal, Farmoquímicos e farmacêuticos e Biocombustíveis.
COMO ESTÁ O ÍNDICE NO SETOR ELETROELETRÔNICO
O Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI) do Setor Eletroeletrônico, conforme dados da CNI agregados pela Abinee, ficou praticamente estável no mês de junho de 2023, apontando leve aumento de 0,1 ponto em relação ao mês imediatamente anterior.
Em relato, a Abinee destaca que o ICEI de junho de 2023 registrou 49,9 pontos, permanecendo abaixo da linha divisória dos 50 pontos pelo segundo mês seguido, indicando falta de confiança do empresário.
Lembrando que o ICEI varia de 0 a 100 pontos, sendo que valores acima de 50 pontos mostram confiança do empresário industrial e abaixo de 50 pontos apontam falta de confiança.
Diante disso, o ICEI do último mês do primeiro semestre de 2023 fecha praticamente estável, apontando leve aumento de 0,1 ponto em relação a maio.
Conforme a Abinee, o empresário do setor permanece muito cauteloso, especialmente em função das incertezas em relação ao novo governo, indefinição sobre o novo sistema de tributação, instabilidade de crescimento do setor industrial e taxas de juros elevadas.
Essas inseguranças vêm limitando os investimentos, paralisando os negócios.
Dessa forma, o ICEI do setor no mês de junho de 2023 ficou 7,6 pontos abaixo do registrado em junho do ano passado, que estava em 57,5 pontos.
Diante a situação, no mês de junho o ICEI da área eletrônica caiu 1,6 ponto (passando de 47,6 para 46,0 pontos). Destaca-se que o índice de Confiança da área eletrônica permanece abaixo da linha divisória de 50 pontos desde o início deste ano, indicando falta de confiança do empresário industrial deste segmento.
Com isso, a área eletrônica foi o terceiro setor menos confiante entre os 29 analisados pela CNI.
Por outro lado, o Índice de Confiança do empresário da área elétrica aumentou 1,6 ponto, passando de 51,9 para 53,5 pontos.
Vale destacar que o ICEI da área elétrica permanece acima da linha divisória de 50 pontos desde fevereiro deste ano.