Feira nos EUA apresenta soluções para energia elétrica de 30 empresas do Brasil
Feira nos EUA apresenta soluções para energia elétrica de 30 empresas do Brasil
Elas participam do projeto de exportações Electro-Electronic Brasil, da Abinee e da ApexBrasil
Imagem: Divulgação / Delcy Mac Cruz
Mais de 30 empresas ligadas ao segmento de Geração, Transmissão e Distribuição (GTD) do Brasil participaram, em março, de feira nos EUA que se destaca por apresentar soluções para o fornecimento de energia elétrica e energias renováveis.
Em área de mais de 400 metros quadrados, o pavilhão Brasil esteve na Distributech, feira anual itinerante, e que costuma receber mais de 600 expositores. Neste ano, Dallas, no Texas, foi a sede do evento.
As companhias do Brasil participantes do pavilhão integram o
projeto de exportações Electro-Electronic Brasil, fruto da parceria entre Abinee e ApexBrasil.
Por que o evento Distributech é estratégico: ele contempla tecnologias utilizadas desde sistemas de transmissão e distribuição até o medidor dentro das casas.
Por que tem potencial para o Brasil: as empresas que participaram da feira no ano passado relataram que a indústria elétrica norte-americana está menos resistente em conhecer novos fornecedores, principalmente do Brasil.
Como foi em 2024: o grande número de visitantes nos estandes das empresas brasileiras e as mais de 160 reuniões realizadas durante as rodadas de negócios na Distributech 2024, no pavilhão Brasil, confirmaram que o comércio bilateral está com alta demanda.
No ano passado, o Brasil registrou mais de US$ 660 milhões de exportações do segmento de GTD para os Estados Unidos, 41% a mais do que em 2023, destaca, em nota, a Abinee.
“A feira Distributech reúne os principais players globais do setor. O pavilhão Brasil mostra o potencial do Brasil como referência mundial em energia renovável, transição energética e inovação”, afirma a gerente de Relações Internacionais da Abinee, Monique Morata”.
Setor é diversificado e dinâmico
O setor eletroeletrônico brasileiro é muito diversificado e dinâmico, conta com mais de 1.500 itens, distribuídos entre 8 verticais de atuação e apoia empresas de grande, médio e pequeno porte, relata, em nota, a Apex Brasil.
Em 2024 o setor eletroeletrônico brasileiro registrou cerca de US$ 7,7 bilhões em exportações, 6% acima das realizadas no ano anterior.
Criado em 2016
Desde fevereiro de 2016, a Abinee desenvolve o projeto setorial Electro-Electronic Brasil, em parceria com a Apex-Brasil.
A iniciativa tem como objetivo promover as exportações e atrair investimento internacional para as empresas dos setores elétrico e eletrônico, com uma agenda que inclui diversas ações de promoção comercial, como participação em feiras, missões, rodadas de negócios, estudos de mercado, projetos de compradores, entre outras.