Venda de veículos eletrificados novos segue em alta no país e amplia presença em mais estados
Venda de veículos eletrificados novos segue em alta no país e amplia presença em mais estados
Avanço requer mais estrutura de eletropostos e soluções que serão apresentadas na FIEE, a ser realizada entre 9 a 12 de setembro em São Paulo
Imagem: Detran RS / Delcy Mac Cruz
O mercado de veículos eletrificados amplia presença no território nacional. Antes concentrado nos grandes centros urbanos, como São Paulo e Rio de Janeiro, ele ganha cada vez mais espaço em estados de outras regiões do país.
Essa maior presença nacional dos veículos puramente elétricos e híbridos é confirmada pela Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE).
Como foi o ranking de vendas em 2024?
No primeiro semestre de 2024, por exemplo, o Sudeste liderava o ranking com 50,6% das vendas, seguido dos estados do Sul, com 17,6%.
Já os estados do Centro-Oeste ocuparam a terceira posição (14,3%), enquanto os do Nordeste ficaram em quarto lugar, com 14,2% das vendas e, em último, os estados do Norte (3,3% das vendas).
Veja o ranking do primeiro semestre de 2024:
E como foi o ranking de vendas em 2025?
Entre janeiro e junho de 2025, o Sudeste seguiu na liderança, mas com 49,3% (ante 50,6% do primeiro semestre de 2024).
Pode parecer pouco, mas o 1% de diferença para menos no primeiro semestre deste ano equivale a 800 veículos novos eletrificados, uma vez que no total foram comercializados 87 mil modelos no país.
Os estados do Sul, por sua vez, também reduziram participação com 16,9% (ante 17,6% em 2024).
O Nordeste, de seu lado, ocupou a terceira posição no ranking (15,6% das vendas), lugar que em 2024 foi do Centro-Oeste. Mesmo em quarto lugar, os estados dessa região somaram 14,5% das vendas (contra 14,3% em 2024).
Já o Norte somou 3,7% da comercialização de veículos eletrificados no período (contra 3,3% no primeiro semestre do ano passado).
Ranking do primeiro semestre de 2025:
O que muda com o avanço no território nacional?
A expansão coincide com um detalhe: tem crescido as vendas dos elétricos plug-in (com recarga externa das baterias). Nessa categoria estão os 100% elétricos (BEV) e os híbridos PHEV.
Para se ter ideia, dos 86,7 mil modelos vendidos no país no primeiro semestre, 72,9 mil são plug-in.
Aí tem um detalhe: os plug-in exigem mais estações de recargas (ou eletropostos), principalmente em estados de grande extensão territorial, como é o caso do Centro-Oeste e do Nordeste.
Soluções e serviços
Diante dessa realidade, será preciso ampliar - e bem - a estrutura dessas estações. Não é só. É preciso também oferecer acesso aos vários modelos de veículos, uma vez que eles têm especificações diferentes.
Ou seja, além dos eletropostos em si, também são necessárias soluções em nome da implantação eficiente. E essas soluções também integram o universo de expositores da FIEE, única feira de negócios no Brasil que apresenta soluções e tendências em instalações elétricas e eletrônicas conectando todos os tipos de indústrias.
Faça seu credenciamento
09 a 12 de Setembro 2025
Credenciamento aberto