Pequenas empresas reforçam uso de ferramentas digitais com foco no comércio externo
Pequenas empresas reforçam uso de ferramentas digitais com foco no comércio externo
Resultado é de pesquisa com mais de 2 mil pessoas jurídicas do Brasil, Argentina, Colômbia e México
Foto: DC Studio no Freepik / Delcy Mac Cruz
As micro, pequenas e médias empresas (MPMEs) brasileiras avançam no emprego de ferramentas digitais para o desenvolvimento do comércio eletrônico.
Esse avanço visa o mercado externo, segundo pesquisa com mais de 2.000 MPMEs do país, Argentina, Colômbia e México.
Vale destacar que o trabalho é da Câmara Internacional do Comércio (ICC) de cada país, com apoio da ICC Global.
Intitulada “Exportações digitais das MPMEs da Argentina, Brasil, Colômbia e México: oportunidades e desafios”, a pesquisa analisa o papel transformador das tecnologias digitais na promoção do crescimento do comércio, após a pandemia de Covid-19.
Destaques - O blog FIEE lista a seguir destaques do estudo da ICC
Brasileiras - A pesquisa ouviu 559 MPMEs no Brasil, das quais 279 já exportam e 280 têm planos de comercializar para outros países.
Internet - O uso da rede mundial oferece poucos obstáculos para as MPMEs brasileiras. Segundo a pesquisa, a falta de mão de obra qualificada afeta mais as microempresas (60 atestam essa preocupação), enquanto o problema aflige a 40 das pequenas e a 20 das médias .
Eletrônico - As microempresas brasileiras realizam 70% de suas vendas online, ante 65% das médias e 61% das pequenas empresas.
Telefone - As vendas por telefone ainda lideram entre as MPMes do Brasil. Conforme a pesquisa, essa modalidade é mais praticada pelas microempresas (77% dos entrevistados), depois pelas pequenas (74%) e, por último, pelas médias (73%).
Online - Cerca de 80% das MPMEs entrevistadas no Brasil, na Argentina e no México afirmam vender produtos online, contra 63% das empresas semelhantes na Colômbia.
Formação - Cerca de 70% das empresas estão ansiosas por receber formação em marketing digital, enquanto 50% procuram formação sobre como identificar oportunidades de mercado.
Exportação - 70% das empresas entrevistadas na Argentina, Brasil, Colômbia e México manifestaram interesse em exportar na América Latina e 50% manifestaram interesse em exportar para a América do Norte.
Obstáculos - Os três principais obstáculos à exportação são a língua, a falta de recursos e o quadro regulamentar.