Reinventar os negócios é uma das metas dos CEOs. Conheça as outras 

Elas são passos estratégicos para garantir a prosperidade das organizações 

Crédito da imagem: Freepik

Seja no Brasil e nos demais países, os CEOs garantem dar passos importantes para reinventar seus negócios e garantir a prosperidade.

Apesar disso, seguem preocupados com a viabilidade e a resiliência de suas organizações no longo prazo, destaca a 27ª Global CEO Survey – 2024.

O trabalho foi realizado com mais de 4.700 líderes empresariais em todo o mundo, incluindo o Brasil, atesta a autora, a consultoria PwC

 

Mais otimistas

Segundo o trabalho, os líderes empresariais estão mais otimistas em relação ao crescimento econômico global ante o levantamento anterior, divulgado em 2023.

Entretanto, 41% dos respondentes no Brasil (45% no mundo)

continuam não acreditando que suas organizações sobrevivem por mais de dez anos se mantiverem o rumo atual – um aumento de oito pontos percentuais no Brasil e seis no mundo.

Listamos a seguir metas e preocupações que estão no radar dos líderes ouvidos no levantamento.

 

1 - Abordagem exige ousadia

Os CEOs entendem que suas abordagens precisam ser mais ousadas hoje e no futuro.

E que apesar de os riscos serem altos, reconhecem a urgência das mudanças e a necessidade de gerar resultados sustentáveis para os stakeholders (partes interessadas) e para a sociedade. 

 

2 - Mudança de atitude

97% dos respondentes relatam ter tomado medidas para mudar sua forma de criar, entregar e capturar valor nos últimos cinco anos diante a disrupção tecnológica, as mudanças climáticas e outras megatendências globais em aceleração.

disrupção tecnológica, as mudanças climáticas e outras megatendências globais em aceleração. 

 

3 - Desaceleração e aceleração 

Os CEOs seguem preocupados com a viabilidade de seus negócios, porém o estudo destaca que essa preocupação não parece impactar o cenário econômico de curto prazo.

Exemplos: a expectativa de desaceleração do crescimento econômico global diminuiu, enquanto a previsão de aceleração aumentou (36% no Brasil ante 17% no estudo de 2023).

Entretanto, seja no Brasil ou no restante dos países, o percentual dos que apostam na desaceleração econômica global ainda supera a fatia dos que preveem a aceleração. 

 

Previsão dos CEOs sobre a economia: 

4 - De olho nas mudanças climáticas  

No tocante às mudanças climáticas, cerca de três quartos dos participantes no Brasil e no mundo têm esforços em andamento ou já concluídos para melhorar a eficiência energética, enquanto 66% no Brasil e 58% no mundo afirmam ter inovado em produtos e serviços com baixo impacto climático ou estar trabalhando para isso.

Em paralelo, CEOs em todo o mundo estão aceitando taxas de retorno menores para investimentos com baixo impacto climático.

 

5 - A oportunidade da IA

Na pesquisa deste ano, os CEOs parecem acreditar tanto no ritmo rápido da IA generativa quanto em seu potencial desproporcional para a disrupção.

Por exemplo, até dezembro próximo cerca de metade dos CEOs no Brasil e no mundo espera que a IA generativa melhore sua capacidade de desenvolver confiança na relação com os stakeholders, enquanto cerca de 60% preveem que ela vai melhorar a qualidade de produtos ou serviços.

 

6 - Reinvenção do negócio

O estudo destaca que CEOs mais preocupados com a viabilidade dos seus negócios tendem a se esforçar mais para se adaptar às novas condições do que os outros.

Isso vale especialmente para os CEOs que afirmam que suas empresas formaram novas parcerias estratégicas, migraram de um modelo global de cadeia de abastecimento para um modelo regional ou implementaram novos modelos de precificação.

 

7 - Iniciativas de forma combinada

Enfim, o estudo destaca que, para ter sucesso, os líderes devem considerar uma gama mais ampla de iniciativas – e aplicá-las de forma combinada (por exemplo, investir em parcerias de serviço para superar deficiências de capacidade no modelo operacional e acompanhar os avanços tecnológicos).