Por que a FIEE é cada vez mais estratégica, segundo o gerente de tecnologia da Abinee

Por que a FIEE é cada vez mais estratégica, segundo o gerente de tecnologia da Abinee

Para Israel Guratti, a Feira, que será realizada entre 9 a 12 de setembro em São Paulo, contribui para o desenvolvimento e a inovação 

A FIEE, única feira de negócios no Brasil que apresenta soluções e tendências em instalações elétricas e eletrônicas conectando todos os tipos de indústrias, tem outra estratégia diante da realidade global.

“A FIEE desempenha um papel fundamental ao conectar a indústria eletroeletrônica, promover a atualização profissional, apresentar as últimas tecnologias e tendências, e debater os desafios e oportunidades do setor, contribuindo para o desenvolvimento e a inovação da indústria no Brasil”, afirma Israel Guratti, gerente do Departamento de Tecnologia da Abinee.

 

Leia a seguir entrevista que Guratti concedeu ao blog FIEE:

 

Em que pesem os rumos da economia global, como, a seu ver, deve ser comportar a indústria eletroeletrônica no Brasil? Investir em novas tecnologias disponíveis também na FIEE? Buscar mercados consumidores mundo afora, apostar no consumo interno?

 

Israel Guratti - Mesmo em um cenário de incertezas, a indústria elétrica e eletrônica projeta crescimento para 2025. No mercado interno, os principais entraves encontrados nesse momento são a alta da inflação, taxas de juros elevadas, dificuldades de acesso ao crédito e desajuste fiscal na economia do país.

Além da conjuntura interna, os empresários também estão atentos ao cenário internacional diante da imposição de tarifas aos produtos brasileiros exportados aos Estados Unidos e a busca de novos mercados assume importância aumentada.

A sondagem realizada pela Abinee indicou que 64% das entrevistadas estão prevendo crescimento nas vendas/encomendas para o ano 2025, 26% projetam estabilidade e 10% queda.

 

Em sua opinião, no caso de uma indústria que pretende ampliar investimentos em tecnologias de ponta, e que ainda esteja apenas com o básico de tecnologia, qual a receita que você sugere?

 

Israel Guratti - O caminho da digitalização e da descarbonização da indústria incluirá a implementação de ferramentas avançadas como analytics, big data, cloud, hyper automation, blockchain, entre outras, que ajudam a otimizar operações, minimizar custos, além de abrir janelas de oportunidade que de outra forma estariam indisponíveis. 

Mas, não são apenas tecnologias complexas que irão mover a indústria, e sim a busca por soluções de simples implementação e isso envolve cultura e mudança de paradigma.

É preciso que a tecnologia seja um dos instrumentos para o fomento da inovação nos processos e soluções de valor percebido oferecidas aos clientes.

 

Como o visitante deve aproveitar a FIEE, que, além de exposições, palestras, gera networking?

 

Israel Guratti - Para aproveitar ao máximo a FIEE, um visitante deve planejar a visita, interagir com os expositores, participar das palestras e, principalmente, fazer networking.

A feira oferece oportunidades únicas de conhecimento e contato com profissionais do setor, então é crucial estar preparado para aproveitar cada uma delas. 

Faça seu credenciamento

09 a 12 de Setembro 2025
Credenciamento aberto