Por que a FIEE é tão estratégica para a indústria
Por Delcy Mac Cruz
Evento integra expositores, visitantes e speakers focados em atender as reais necessidades dos setores industriais.
O mercado está repleto de eventos que tem a tecnologia na programação. Apenas na capital paulista, pelo menos dez deles devem ser realizados até o fim do ano.
É que a tecnologia está ainda mais na ordem do dia, principalmente a focada em inovações para a indústria, e os eventos estão aí justamente para apresentarem produtos e serviços.
A questão é qual evento escolher para estar presente, uma vez que o tempo está escasso e a pressão por implantar tecnologias adequadas é urgente e para ontem.
Mas calma lá. Vem chegando uma feira robusta e com tradição - já que está há 60 anos no calendário do mercado - cujo objetivo é justamente o de atender o profissional da indústria.
Trata-se da Feira Internacional da Indústria Elétrica, Eletrônica, Energia, Automação e Conectividade (FIEE), que chega à 30ª edição e será realizada entre os dias 18 e 21 de julho no São Paulo Expo, em São Paulo.
Dito isso, reunimos a seguir 10 motivos para explicar o porquê esta feira é tão estratégica para o ecossistema industrial.
Confira:
1 - Credibilidade
A FIEE é realizada em parceria com a Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (ABINEE), instituição pra lá de conceituada e que completa 60 anos em setembro próximo. Já a promoção e organização cabe a RX Brasil, que integra a RX, realizadora de 400 eventos de 43 setores em 22 países (leia mais aqui).
2 - Histórico de sucesso
A última FIEE presencial foi em 2019 e ela oferece resultados robustos. Exemplos: foram mais de 1 mil marcas presentes (17% acima da edição de 2017), reuniu 50 mil compradores qualificados, os conteúdos somaram 250 horas e o número de speakers participantes passou de 400.
Diante tais resultados, não é de surpreender que 94% dos expositores de 2019 estarão na feira que começa em 18 de julho próximo.
3 - Foco em vários setores
Vale lembrar que o ecossistema eletroeletrônico é prioridade na FIEE, mas, além dele, a feira oferece soluções para outros setores, tais como Alimentos e Bebidas, Automotiva, Siderúrgica, Agrícola, Metalúrgica, Papel e Celulose, Aviação, Governo, Bens de Consumo, Energia e Construção.
4 - Tecnologia sem rodeios
Cada minuto dos quatro dias da FIEE respira tecnologia. Veja, por exemplo, o Fórum Abinee TEC 2023, realizado pela Abinee e que foca apresentações técnicas. Mesmo na estreia, no dia 18, após rápidas participações de executivos da entidade e da RX, começa a palestra de Ronaldo Lemos, co-autor do Plano Nacional de IoT, que falará sobre temas íntimos da indústria, como dados, inteligência artificial (IA) e IoT.
5 - Temas vitais
Vale informar que assim como o Fórum Abinee TEC 2023, a FIEE oferece uma imersão de conteúdo técnico em quatro arenas de conhecimento. Vai daí que uma dica ao visitante é escolher a dedo previamente o que pretende assistir.
6 - Direto no ponto
Que a Internet das Coisas (IoT) é a bola da vez, não é novidade para ninguém. Como é de conhecimento geral que ela só vinga se a quinta geração de redes móveis (5G) emplacar de vez. E quando isso acontecerá? Está aí uma discussão na Arena 1.
Enquanto isso, na Arena 2, tema tão oportuno quanto a IoT é a perspectiva de conectividade: quando ela virá de vez?
7 - Expositores focados
Entre as marcas expostas, há para todas as necessidades dos vários setores industriais abrigados pela FIEE.
Vejamos: em automação o número de expositores chega a 90, assim como 113 atendem com equipamentos industriais e outros 96 estão focados em tecnologia. Clique aqui para checar a lista.
8 - Rodada de negócios
Está aí outro diferencial da FIEE: a Rodada de Negócios. Ela integra reuniões diretas e de curta duração entre expositores e potenciais compradores. Trata-se de um evento com acesso restrito a convidados, mas o networking após as reuniões é um convite extra a qualquer visitante da feira.
Haline Ferreira, gerente de produtos da FIEE, estima que durante os quatro dias de realização da Rodada, deverão participar 30 mil visitantes compradores do Brasil e de 82 outros países.
9 - Networking de qualidade
Diante do exposto até aqui, é impossível negar a qualidade do networking durante a FIEE. Não bastasse a credibilidade dos expositores, dos visitantes e dos speakers, a feira integra os principais segmentos da indústria.
10 - Sem custos
Por fim, a cereja do bolo: não há custos para visitar a FIEE. Para tanto, basta fazer o credenciamento por meio do site do evento até o dia 21 de julho.
Vale destacar que não haverá credenciamento físico disponível no local do evento.
Credenciamento
A FIEE já está com o credenciamento on-line e gratuito aberto. Para isso, basta acessar os links e fazer o cadastro para visitantes, imprensa e assessorias.