5 destaques da IA generativa e da ML para melhorar a segurança cibernética
Por Delcy Mac Cruz
Confira como as tecnologias também são eficientes para reforçar a cibersegurança
Crédito da imagem: Steve Johnson-Unsplash
Seja no Brasil ou em outros países, o setor de cibersegurança vive um dilema igual, que é a falta de profissionais especializados.
A escassez global dessa mão de obra é estimada em 4 milhões de trabalhadores, aponta a americana Cyber Ark, especializada em softwares para o setor de segurança.
Riscos crescentes com a falta de profissionais
Fato é que faltam profissionais qualificados e em número suficiente para gerir com segurança o número crescente de identidades digitais na empresa.
Soma-se a isso a falta de conhecimentos especializados em áreas críticas, como a segurança na nuvem.
É justamente em meio a isso que os ciberataques, de forma mais eficaz, contornam as defesas cibernéticas e acessam dados sensíveis.
O que fazer então?
O mercado de softwares e serviços está repleto de produtos e soluções’ que prometem ampliar a defesa cibernética.
Mas antes de ir às compras, a Cyber Ark, também fornecedora de serviços, destaca artigo técnico sobre o assunto em seu blog.
Desse texto, listamos a seguir 5 destaques de como a IA generativa, a GenAI, pode ajudar - e muito - em cibersegurança.
Confira:
1 - Recorrer à GenAI e à ML
A IA generativa, bem como a aprendizagem automática (Machine Learning), são recursos para ajudar a reduzir lacunas e melhorar as competências das equipes.
2 - Produtividade e estratégicas
GenAI e Machine Learning também ampliam a produtividade por meio da automatização e melhoram as estratégias defensivas da organização.
3 - Como se dá essa otimização
Para tanto, é preciso ter respaldo de processos robustos para que essas tecnologias ofereçam potencial de otimizar e elevar as organizações de TI e de segurança em todas as etapas.
4 - Da execução à transformação
Essas etapas vão desde a execução (manutenção das operações comerciais diárias) ao crescimento (dimensionamento de sistemas para suportar a evolução do negócio) à transformação (implementação de novos sistemas e processos que geram novo valor comercial).
5 - Outros ganhos
Além de reforçar a cibersegurança, GenAI e ML eliminam o trabalho manual e realçam a criatividade, o pensamento analítico e outras características exclusivamente humanas.
Exemplo de ganho com a adoção dessas tecnologias: redução de riscos e detecção de ameaças, permitindo que as equipes atuem com mais velocidade, maior precisão e menos trabalho manual.