Como os controladores lógicos programáveis ajudam a acelerar a automação industrial

Por Delcy Mac Cruz

Inovações e novos componentes ampliam a eficiência desses ‘computadores’.

Crédito da imagem:  Ondřej Neduchal on Unsplash

Os controladores lógicos programáveis (CLPs) são pra lá de estratégicos para a automação industrial. Afinal, esse sistema está diretamente ligado às máquinas, que agilizam as tarefas quase sempre sem a interferência humana.

E oferecem uma variedade de recursos e benefícios.

Confira 3 deles listados em artigo no portal AgoraVale: 

Implantação vem desde 1968

Na verdade, os CLPs são ‘velhos companheiros’.

Suas primeiras aplicações datam de 1968, em divisão da General Motors, nos EUA, devido a dificuldades de mudar a lógica de controle de painéis de comando a cada alteração na linha de montagem (leia mais a respeito aqui).

Também conhecido como um PLC (sigla em inglês para Programmable Logic Controller), o CLP é um computador mais que especial responsável por automatizar máquinas e processos industriais.

Em síntese: o CLP é definido como um equipamento eletrônico digital com hardware e software compatíveis com as aplicações industriais.

Certo, muito bem.

Mas como o CLP tem avançado na contribuição com a automação industrial, conceito alinhado à Indústria 4.0?

Resposta: com inovação e novas tecnologias.

Em linha com isso, há vários exemplos.

Entre eles estão os sistemas I/O (Input/Output), módulos cuja função é organizar e controlar o fluxo de dados produzidos pelas máquinas no chão de fábrica. Eles são considerados componentes vitais para a automação industrial.

Tem também a Rede de Área do Controlador (CAN, na sigla em inglês para Controller Area Network).

Em resumo, trata-se de protocolo de comunicação empregado em aplicações industriais e automotivas, onde o ruído elétrico pode ser problemático (saiba mais aqui).

Expositora da FIEE, principal feira de soluções em Automação & Conectividade e Equipamentos Elétrico & Eletrônico, a Branqs oferece uma série de modelos desses equipamentos com a chancela “CLP feito para durar mais.”

Clique aqui para conhecer os modelos de CLP da Branqs.

Tendências do mercado

Em tempo: os sistemas I/O e a CAN estão entre duas tecnologias devidamente integradas aos sistemas CLP disponíveis no mercado.

Ao mesmo tempo, o mercado já oferece PLCs de baixo custo. E a tendência é de que esses “continuem a evoluir para incluir muitos dos recursos associados aos PLCs de nível superior”, relata em documento a Mordor Intelligence.

Será mais uma fase em um mercado global de PLCs cuja demanda por equipamentos de automação na indústria é impulsionada principalmente pela crescente necessidade de aumentar a produtividade e melhorar a segurança dos trabalhadores.

Segundo a Mordor, o mercado global de PLC foi avaliado em US$ 12,04 bilhões em 2021 e deve atingir US$ 15,79 bilhões em 2027, registrando uma taxa de crescimento anual composta (CAGR) de 4,56% entre 2022-2027.