Depois do período de adoção da IA, empresas têm novo foco com a tecnologia  

Depois do período de adoção da IA, empresas têm novo foco com a tecnologia  

Objetivo, agora, é gerar resultados nos negócios 

Empresas brasileiras focam para a adoção da IA como geração de resultados nos negócios, destaca estudo da Deloitte Brasil.

Trata-se da pesquisa “Agenda de Negócios”, que destaca os principais desafios e prioridades estratégicas do empresariado brasileiro para garantir a sustentabilidade dos negócios.

Com a participação de 402 organizações, cujas receitas do último ano, somadas, representam aproximadamente 12% do PIB nacional, a edição 2025 do levantamento aponta investimentos estratégicos como essenciais para manter a competitividade e impulsionar o crescimento das empresas.

Em resumo, o “Agenda de Negócios - Volume 2: Tecnologias” revela que a adoção mais estratégica da tecnologia ganha corpo após o período de adoção acelerada e diversas de ferramentas de IA, chamado de “shadow AI” (sombra de IA).

O blog da FIEE apresenta a seguir destaques do estudo:

●     Incorporação: 49% das organizações participantes da pesquisa planejam incorporar IA em seus produtos ou serviços.

●     Testes: 36% dizem que essa fase já se encontra em testes ou implementação.

●     Adoção: áreas como marketing e vendas já têm IA adotada por 60% das companhias pesquisadas, parcela que pode chegar brevemente a 83%.

●     Precificação: 30% das empresas dos setores financeiro e contábil asseguram usar a tecnologia em apoio à precificação de produtos.

●     Projetos: 35% das empresas dessas duas áreas pretendem empregar IA no cálculo da viabilidade de novos projetos.

●     Uso: os setores financeiro e de petróleo, gás e mineração são considerados os mais maduros no uso de projetos mais avançados de IA generativa.

●     Segundo lugar: logo atrás, segundo o estudo, vêm empresas de consumo, saúde e governo.

●     Etapas: por sua vez, o caminho para gerar resultados com IA é passar pelas etapas de inovação em novos produtos e de aprimoramento da experiência de clientes.

●     Investimentos: outro destaque apresentado pelo estudo é o de que os investimentos em computação em nuvem e cibersegurança são fundamentais para as empresas conseguirem escalar a IA em seus processos e operações.

●     Em alta: apesar dos juros altos no Brasil e de ambiente externo incerto, os aportes em IA seguem firmes diante da promessa de redução de custos com a tecnologia.

Acesse aqui a íntegra do estudo da Deloitte Brasil. 

Imagem: VectorJuice no Freepik