Engenharia 4.0 abre as portas para soluções de startups na indústria da construção
Saiba onde atuam empresas já selecionadas em programa
Delcy Mac Cruz
Assim como em outros segmentos da Indústria, a construção civil também entra firme em investimentos em tecnologia.
Nem poderia ser diferente, afinal automatizar tarefas e otimizar o canteiro de obras objetiva ganho de eficiência com redução de custos, uma meta, aliás, de qualquer setor industrial.
Por sua vez, aportes em soluções e inovações integram a chamada Engenharia 4.0.
E, essa, abre as portas para startups focadas em soluções aplicadas em obras.
Em linha com isso está o Vetor AG, programa de inovação aberta da construtora Andrade Gutierrez (AG).
Criado em 2018 para agregar fornecedores com soluções inovadoras, o programa passou por quatro ciclos. Está no quarto deles, no qual oito empresas já selecionadas terão seis meses para testarem suas soluções em obras da empresa.
Quais são as inovações das startups?
Listamos abaixo 5 dessas soluções que já impactam o setor da indústria da construção civil.
1 - Digitalização das obras
Disponível em versão web e mobile, a plataforma da Mentor Construção possibilita digitalizar a programação semanal das obras, automatizar a geração de KPIs relacionados a mão de obra e equipamentos e centralizar ocorrências e relatórios de plano, causa e ação.
Com isso, aumenta a produtividade dos canteiros e a startup estima uma redução de até 70% nos desperdícios de mão de obra.
2- Rastreabilidade de peças de concreto
Já a plataforma da SGP+ centraliza as informações sobre pré-moldados, facilitando a rastreabilidade e garantindo informações para investigações de falha.
Ela gera, automaticamente, para cada peça de concreto, um databook com todo o histórico de informações e documentos gerados.
Com isso, reduz em até 40% o tempo gasto na busca de dados e eles não se perdem.
3- Exoesqueleto
A solução da startup Exy é um exoesqueleto para ser usado nos membros superiores dos trabalhadores, reduzindo problemas de ergonomia em atividades repetitivas, como é o caso, entre outras, da montagem de painéis em uma obra de usina fotovoltaica da Andrade Gutierrez.
Seu uso foi pensado para trazer mais conforto e saúde aos montadores, e consequentemente, favorece o ganho de produtividade.
O equipamento, apesar de ser originalmente criado para outros setores, como o automobilístico, está sendo adaptado e testado para a realidade da construção civil.
4- Purificador de água
A startup PWTech, participante do 4º ciclo do Vetor AG, desenvolveu um equipamento modular purificador de água de alta vazão e baixo custo, capaz de tornar águas não potáveis e até contaminadas próprias para o consumo humano.
A tecnologia, empregada em obras da AG, foi inclusive comprada pela Unops, braço da ONU para implementação de serviços de ajuda humanitária, e ajudará cerca de 10 mil ucranianos.
5- Dados sobre topografia
A Gestão Engenharia empreende a tecnologia LIDAR na busca de maior precisão nos dados e informações a respeito da topografia da região onde ocorrerá a obra.
Por meio de um sistema móvel e automatizado, realiza a coleta e a análise de informações topográficas, mesmo em ambientes com vegetação densa e minas subterrâneas, onde não há sinal de GPS.
Sua utilização aumenta a precisão de dados e traz insights operacionais para mineração subterrânea, indústrias e áreas de difícil acesso, usando a autonomia de drones, mapeamento baseado em SLAM e análise de dados.