Fabricantes de veículos agrícolas elétricos estão prontos para o mercado nacional
Fabricantes de veículos agrícolas elétricos estão prontos para o mercado nacional
Acesso a pontos de energia e conexão seguem desafios no país
Crédito da imagem: Vecstock no Freepik / Delcy Mac Cruz
O mercado de veículos elétricos e eletrificados (híbridos) no Brasil não tem do que reclamar.
Desde 2012, a frota soma 300 mil modelos, segundo a Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE).
Para se ter ideia do crescente avanço, apenas no primeiro semestre deste ano foram vendidos 70 mil deles (leia mais aqui).
Mas em que pese o avanço dos veículos puramente elétricos ou híbridos, a eletrificação das máquinas agrícolas anda a passos lentos.
Essa lentidão, no entanto, não é por falta de demanda ou de oferta.
70 fabricantes - Já em 2020, conteúdo da AG-Evolution no Canal Rural destaca que, globalmente, “pelo menos 70 fabricantes de veículos agrícolas adotavam a eletricidade porque a capacidade de carregamento e acessibilidade a pontos de energia de energia estavam se desenvolvendo rapidamente.”
Acesso - Porém, no mesmo texto a AG lembra que essa disponibilidade de acesso “pode levar algum tempo já que, mesmo nos países mais avançados, poucas fazendas podem fornecer energia rapidamente um trator elétrico pequeno.”
Barreira - Não é só o acesso a carregamento e pontos de energia. Outra barreira é que, além de elétricos, os veículos agrícolas chegam com tecnologia de ponta embarcada.
Conexão - Por sua vez, essa tecnologia precisa de conexão, afinal é preciso de internet (veloz, de preferência) para fazer funcionar instrumentos e equipamentos embarcados.
Só 30% com acesso
Por falar em conexão, o blog FIEE já destacou, em novembro passado, que apenas 30% das propriedades rurais do país têm algum tipo de acesso à internet (leia aqui o texto na íntegra).
Em resumo: ampliar o ritmo de conexão, bem como estruturar os pontos de energia para carregamento são pra lá de estratégicos para o mercado de máquinas agrícolas elétricas.
Entretanto, esse mercado avança em termos globais enquanto o Brasil se adapta.
Esse blog lista a seguir 3 exemplos de fabricantes que já disponibilizam veículos agrícolas devidamente movidos a eletricidade.
Volvo lança compactas elétricas
Em abril deste ano, a Volvo lançou localmente duas máquinas compactas elétricas.
Segundo a empresa, os modelos atendem “à crescente demanda por soluções ambientalmente responsáveis, sem renunciar à eficiência” (leia mais a respeito aqui).
A primeira delas é a carregadeira de rodas Volvo L25 Electric.
Ela possui peso operacional de 5 toneladas e capacidade de carga de 1,7 tonelada.
As baterias de Lítio-íon de 48V e 40 kWh de capacidade oferecem, segundo a Volvo, até oito horas de operação. É possível recarregar a bateria em 100% em até duas horas.
O segundo modelo elétrico é a escavadeira ECR25, altamente dirigida para trabalhos no agronegócio, como em granjas e currais. “Como oferecem baixo nível de ruído, não interferem no bem-estar da criação”, destaca a empresa.
Trator com IA embarcada
O Monarch MK-V, da americana Monarch, combina eletrificação, aprendizagem automática e análise de dados para melhorar as operações.
Com isso, relata a empresa, impulsiona a produtividade do trabalho, dá maior segurança e poupa custos significativos.
No mais o trato tem a plataforma WingspanAI, “que fornece planejamento de operações automatizado, gestão remota da frota, além de relatórios de desempenho e diagnósticos de manutenção”, destaca a empresa.
Case IH: utilitário Farmall
O trator utilitário Farmall Elétrico, da Case IH, é alimentado totalmente por um conjunto de baterias e sem a presença de motor a diesel de combustão interna.
“É ecológico e com nível zero de emissões de poluentes”, destaca a empresa.
Mais: o modelo é “silencioso e ideal para trabalhar em ambientes controlados como estufas, barracões e na pecuária.” Leia mais aqui.