Norma recente da ABNT é estratégica para o setor eletroeletrônico
Norma recente da ABNT é estratégica para o setor eletroeletrônico
Ela resulta de trabalho do Comitê Brasileiro de Eletricidade, Eletrônica, Iluminação e Telecomunicações (COBEI)
Foto: Umberto na Unsplash / Delcy Mac Cruz
O ecossistema do setor eletroeletrônico já tem à disposição a publicação NBR 17173-6:2024 da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).
Oficializada em setembro, a 17173-6 destaca métodos de ensaios comuns para os materiais de isolação e de cobertura de cabos elétricos.
Ela integra, na parte 6, métodos para aplicação geral - Ensaio de pressão a altas temperaturas e Ensaios de resistência à fissuração.
Técnicas essenciais
No caso, a NBR 17173:6 resulta de trabalho do Comitê Brasileiro de Eletricidade, Eletrônica, Iluminação e Telecomunicações (COBEI), da qual a Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee) é entidade associada.
Clique aqui para acessar o site da ABNT, no qual a Norma é disponibilizada.
“Parabéns ao nosso COBEI pela profícua produção de normas técnicas essenciais para garantir segurança e desempenho ao consumidor de produtos eletrônicos e de TIC”, destaca, em seu perfil no Linkedin, Israel Guratti, diretor de tecnologia e política industrial da Abinee.
Guratti também integra o Conselho Fiscal do COBEI.
Quem é o Comitê Técnico CB-003
O Comitê Brasileiro de Eletricidade integra os Comitês Técnicos da ABNT.
São órgãos de coordenação, planejamento e execução das atividades de normalização técnica relacionadas com o seu âmbito de atuação, que devem garantir toda a variedade de partes interessadas no assunto objeto de estudo.
Debates - Os Comitês Técnicos possuem um foro específico, denominado Conselho Técnico, onde seus Superintendentes ou Gestores têm assento e debatem as principais questões relacionadas ao desenvolvimento de Normas Brasileiras e os processos envolvidos neste trâmite.
Normas - No caso da área eletroeletrônica tem-se o Comitê Técnico ABNT/CB-003 que é responsável por toda a normalização neste setor.
Trata-se do Comitê Brasileiro de Eletricidade, Eletrônica, Iluminação e Telecomunicações (COBEI).
Quem é a ABNT
A ABNT é o Foro Nacional de Normalização por reconhecimento da sociedade brasileira desde a sua fundação, em 28 de setembro de 1940, e confirmado pelo governo federal por meio de diversos instrumentos legais.
Entidade privada e sem fins lucrativos, a ABNT é membro fundador da International Organization for Standardization (Organização Internacional de Normalização – ISO), da Comisión Panamericana de Normas Técnicas (Comissão Pan-Americana de Normas Técnicas – Copant) e da Asociación Mercosur de Normalización (Associação Mercosul de Normalização – AMN).
Desde a sua fundação, é também membro da International Electrotechnical Commission (Comissão Eletrotécnica Internacional – IEC).
Elaboradora
A ABNT é responsável pela elaboração das Normas Brasileiras (ABNT NBR), elaboradas por seus Comitês Brasileiros (ABNT/CB), Organismos de Normalização Setorial (ABNT/ONS) e Comissões de Estudo Especiais (ABNT/CEE).