FIEE 2025 é oficialmente aberta em São Paulo com cerimônia conjunta com a FEBRAVA
FIEE 2025 é oficialmente aberta em São Paulo com cerimônia conjunta com a FEBRAVA
Por Phábrica de Ideias
32ª edição reúne mais de 600 marcas, conteúdos técnicos e especializados e a primeira pista de kart 100% elétrica, promovendo networking e conhecimento para a indústria eletroeletrônica
A 32ª edição da FIEE (Feira Internacional da Indústria Elétrica, Eletrônica, Energia e Automação) foi oficialmente aberta nesta terça-feira, dia 9, no São Paulo Expo, na capital paulista, em cerimônia realizada de forma conjunta com a FEBRAVA, a maior feira da América Latina dedicada aos setores de aquecimento, ventilação, ar-condicionado e refrigeração (AVACR). O evento reuniu autoridades, expositores, profissionais da indústria e visitantes, celebrando o fortalecimento dos setores estratégicos para a economia nacional.
Diretor de portfólio da RX Brasil (organizadora das feiras), Márcio Alves, apresentou um balanço destacando o crescimento expressivo das feiras. A FIEE, por exemplo, ampliou sua área em 30%, reúne mais de 430 expositores e oferece mais de 80 horas de conteúdo técnico, incluindo o primeiro Congresso da Indústria Eletroeletrônica, que contará com 48 painelistas debatendo três grandes macrotemas de alto impacto para a indústria. Entre as novidades, também foi inaugurada a pista de kart 100% elétrica, uma experiência interativa inédita no evento.
“O convite é para que todos aproveitem cada momento dessa jornada, compartilhem conhecimento e fortaleçam relações essenciais para impulsionar o mercado”, destacou Alves.
Representando o governador do Estado de São Paulo, Tarcísio de Freitas, a secretária executiva de Desenvolvimento Econômico do Estado, Mariana Rodrigues, enfatizou a importância de espaços que promovem trocas qualificadas e experimentações práticas e fortalecem o desenvolvimento regional e territorial.
“Este evento reforça três pilares fundamentais: o fortalecimento das cadeias produtivas locais, o fomento ao empreendedorismo e, sobretudo, o investimento no capital humano, que é a base de todo o desenvolvimento econômico e da competitividade de São Paulo”, declarou a secretária.
Humberto Barbato, presidente da Abinee (Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica), que é apoiadora institucional da feira, destacou o papel estratégico do evento como plataforma de negócios, inovação e debates para a indústria.
“Em um momento de transformação marcado por incertezas econômicas e mudanças geopolíticas, mas também por avanços tecnológicos acelerados, a feira se apresenta como reflexo da força do setor, que emprega mais de 290 mil trabalhadores, movimenta R$ 250 bilhões ao ano e investe em pesquisa e desenvolvimento o dobro da média da indústria de transformação”, revelou. A cerimônia contou ainda com a participação de Claudio Lorenzetti, do Conselho de Administração da Abinee; Pedro Constantino Evangelinos, presidente do SINDRATAR; e José Renato Nalini, secretário municipal de Mudanças Climáticas da Prefeitura de São Paulo, representando o prefeito Ricardo Nunes.