Green Eletron pretende recolher 12 mil toneladas de pilhas, baterias e eletroeletrônicos em 2025
Green Eletron pretende recolher 12 mil toneladas de pilhas, baterias e eletroeletrônicos em 2025
Volume é 17% acima do recolhido em 2024 pela entidade fundada pela Abinee
Imagem: Green Eletron/Divulgação / Delcy Mac Cruz
Doze mil toneladas de pilhas e baterias portáteis, além de produtos eletroeletrônicos, deverão ser recolhidas neste ano em pontos geridos pela Green Eletron.
Entidade gestora sem fins lucrativos de logística reserva fundada pela Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee), ela estima ser possível cumprir a meta de coletar 17 mil toneladas.
Isso porque a intenção é chegar a 5.050 Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) espalhados em todos os municípios brasileiros com mais de 80 mil habitantes.
Para se ter ideia, será um PEV a cada 25 mil habitantes. E, no geral, os 5.050 Pontos cobrirão 65% da população brasileira.
Como foi o trabalho em 2024
No ano passado, a meta de recolhimento foi de 12% dos produtos colocados no mercado no ano-base de 2018, ou seja, 8 mil toneladas.
Então presente em 364 cidades, com mais de 1,6 mil PEVs instalados, a meta foi alcançada.
“Pelo quarto ano consecutivo, a Green Eletron cumpriu a legislação demonstrando eficácia ao representar as empresas associadas à entidade. Conforme o tempo passa, esse trabalho fica ainda mais intenso, já que as metas crescem exponencialmente. Isso demanda um esforço conjunto de governo, fabricantes, importadores, distribuidores, comerciantes e, claro, do consumidor, peça-chave para o sucesso da logística reversa”, afirma Ademir Brescansin, gerente executivo da gestora.
Quem é a Green Eletron
Ela foi criada em 2016 pela Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee) como resposta à crescente demanda de empresas, governo e sociedade pela criação de alternativas estruturadas para a coleta e tratamento adequado de pilhas, baterias e eletroeletrônicos no fim da sua vida útil.
É a Green Eletron - Gestora para Logística Reversa de Equipamentos Eletrônicos.
Logística Reversa? De que se trata?
É o sistema que viabiliza o descarte, coleta, reciclagem e reaproveitamento adequados de bens de consumo sem mais utilidade (leia mais a respeito aqui).
Assim, a Green tem como objetivo principal ajudar as empresas no atendimento à lei 12.305/2010, que instituiu a Política Nacional de Resíduos Sólidos.
Como?
Com a criação de um sistema coletivo para operacionalizar a logística reversa de suas associadas de forma eficiente e econômica.
Em suma, a entidade contrata e coordena os serviços de coleta, transporte e a destinação final ambientalmente adequada dos eletroeletrônicos descartados.
Com um detalhe: nessa gestão, a Green Eletron garante a suas associadas confiabilidade e segurança no atendimento às exigências legais.
Por aí se vê como a entidade é estratégica para o setor eletroeletrônico.
Atualmente, ela possui mais de 130 empresas associadas (saiba mais a respeito aqui).
“O mais importante é que todos somos beneficiados. seja por meio dos ganhos sociais e econômicos que a reciclagem proporciona para profissionais do setor e suas famílias, seja evitando problemas ambientais e preservando o meio ambiente, já que tudo o que é recolhido passa pela reciclagem e volta à cadeia produtiva como matéria-prima”, afirma Ademir Brescansin, gerente executivo da gestora.
“Estamos falando de um verdadeiro ganha-ganha.”