IA e IoT no Brasil: como está o ritmo das implementações e o que precisa ser feito, segundo o SENAI

Uma necessidade é a oferta de linhas de fomento, afirma diretor do complexo de educação profissional.

Créditos das imagens: Michael Dziedzic na Unsplash

Como estão as implementações de Inteligência Artificial (IA) e Internet das Coisas (IoT) no Brasil? 

“Em nosso ponto de vista, estamos alinhados com outros países desenvolvidos e em desenvolvimento”, afirma Felipe Siqueira Martins Braga, diretor do SENAI-SP.

E o que precisa ser feito para acelerar as aplicações dessas tecnologias?

Em entrevista a este blog da FIEE, o executivo responde a essa e a outras perguntas. 

 

Em tempo: o SENAI é parceiro da Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (ABINEE) na Feira Internacional da Indústria Elétrica, Eletrônica, Energia, Automação e Conectividade (FIEE), que acontece de 18 a 21 deste mês de julho em São Paulo.

 

Confira a entrevista:

O Brasil vivencia a implantação da quinta geração de redes móveis, que permitem também a chegada de tecnologias como IA e IoT, que, por sua vez, conectam de vez a indústria (não só a eletroeletrônica). Em que estágio estamos em comparação a outros países?

 

Felipe Siqueira Martins Braga - No nosso ponto de vista estamos alinhados com outros países desenvolvidos e em desenvolvimento no que se refere às aplicações de IA e IoT.

A quinta geração de tecnologia móvel é uma importante tecnologia habilitadora que tem despertado forte interesse das diferentes verticais industriais de todo o mundo e o SENAI-SP tem demonstrado várias aplicações e casos de uso, nos últimos meses, para o mercado.

Quais as ações que o Brasil precisa tomar diante tanta urgência tecnológica?

Felipe Siqueira Martins Braga - O Brasil necessita de linhas de fomento, para o desenvolvimento de novas aplicações, e maior investimento de infraestrutura, tanto de antenas quanto de fibras ópticas para levar a tecnologia para todos os cantos do país.

Em termos de formação de profissionais, o país está em que ritmo já que as tecnologias estão aí?

Felipe Siqueira Martins Braga - O SENAI-SP, como tradicionalmente o faz, continua formando profissionais de acordo com as necessidades de mercado. 

A unidade da Vila Mariana [na capital paulista] é o nosso centro de referência em conectividade e tem oferecido novos cursos na área e a nossa expectativa é que cada vez mais possamos contribuir com essas novas tecnologias que envolvam a quinta geração de comunicações móveis. 

Além disso, desde o ano passado temos levado conhecimento para diferentes cidades, estados e países através da nossa escola móvel de conectividade e dos nossos recursos tecnológicos.

Inovação, tecnologia e conhecimento estão no escopo da FIEE e do SENAI.  Como será a participação da instituição na feira?

Felipe Siqueira Martins Braga - Entre as atrações do SENAI-SP na FIEE está a Escola Móvel de Eletroeletrônica com Ênfase em Automação Predial. 

Ela possibilita, aos alunos, experimentar e aprender sobre instalações elétricas e eletrônicas, realizando testes, identificando problemas e fazendo a manutenção nos sistemas eletroeletrônicos, como automação residencial, de entretenimento e segurança.

Comente mais sobre a Escola Móvel

Felipe Siqueira Martins Braga - A unidade móvel é resultado de uma parceria entre o SENAI-SP e a Finder, indústria referência internacional em dispositivos eletrônicos e eletromecânicos. 

Dentre os treinamentos que essa parceria promove, estão: Automação Residencial com Dispositivos Inteligentes, Automação de Sistemas Prediais com Comandos Elétricos e Eletrônica Digital.

O sr. pode detalhar mais sobre os treinamentos que poderão ser desenvolvidos?

Felipe Siqueira Martins Braga - Automação Residencial – Tecnologia e Aplicações de Dispositivos (Comfort Living),

Automação Residencial com Dispositivos Inteligentes, Automação de Sistemas Prediais com Comandos Elétricos,

Montador de Painéis, Comandos Elétricos, Eletrônica Analógica, Eletrônica Digital, Alvenaria Estrutural, Inversores,

CLP Siemens - Step 7, CLP SLC500 Allen Bradley, Leitura e Interpretação de Diagramas Eletroeletrônicos, Reparador de motores de Corrente Alternada em baixa tensão. 

O SENAI também participa do Fórum AbineeTec?

Felipe Siqueira Martins Braga - Sim. Especialistas do SENAI-SP participarão do Fórum apresentando os seguintes temas:

Os desafios da Transformação Digital nas indústrias

BIM e sua Interface com a Industrialização da Construção

Eficiência Energética e a digitalização da indústria. 

Fique à vontade para discorrer sobre outros temas que alinham o SENAI e o escopo da FIEE

Felipe Siqueira Martins Braga - O SENAI-SP possui diversas competências tecnológicas que estão alinhadas com o escopo da FIEE, como instalações elétricas, soluções eletrônicas, automação e conectividade que têm como objetivo acelerar a jornada de transformação digital da indústria.