Norma para instalação de carregadores cria desafio para segmento de veículos eletrificados

Norma para instalação de carregadores cria desafio para segmento de veículos eletrificados

Diretriz lançada por entidade de bombeiros estipula medidas que, segundo Associação dos Fabricantes, são de “difícil aplicação técnica e econômica”

O mercado de veículos eletrificados, que integra as várias tecnologias do segmento, só avança no Brasil. Prova disso é que nos primeiros nove meses do ano as vendas dos vários modelos somaram 147 mil veículos.

A frota, no fim de setembro, chegou a 544 mil modelos, segundo a Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE) (leia mais aqui). 

Em que pese esse avanço de vendas, o segmento enfrenta, também, desafios. E um deles é a instalação de carregadores em ocupações.

O que acontece: em agosto deste 2025, o Conselho Nacional dos Comandantes-Gerais dos Corpos de Bombeiros Militares (Ligabom) divulgou a “Diretriz Nacional Sobre Ocupações Destinadas a Garagens e Locais com Sistemas de Alimentação de Veículos Elétricos”.

O que traz a Diretriz: “estabelece parâmetros mínimos de segurança contra incêndio e controle de riscos em estacionamentos e áreas com pontos de recarga de veículos elétricos. O objetivo é oferecer diretrizes claras e atualizadas, alinhadas às práticas mais avançadas da ciência do fogo”, destaca o documento (acesse a íntegra aqui)

Orientação: a “diretriz busca orientar, de forma técnica e harmônica, os Corpos de Bombeiros Militares de todo o país, servindo também como referência para a construção civil, indústria automotiva, mercado imobiliário, síndicos, instituições acadêmicas e usuários de veículos.”

Dificuldade: o documento gerou repercussões. Para o presidente da ABVE, Ricardo Bastos, “a norma dos corpos de bombeiros para instalar carregadores para carros elétricos, que terão novas regras definidas, o que pode dificultar a instalação de pontos de recarga principalmente em locais fechados como garagens de prédio e shopping centers.” (leia a íntegra da nota no site da ABVE)

Posicionamento: em nota oficial por conta das normas, a entidade dos fabricantes de veículos elétricos:

●     reconhece avanços importantes na Diretriz Ligabom, especialmente no capítulo sobre normativas de instalação de equipamentos de recarga (conformidade com NBR 5410, NBR 17019 e NBR IEC 61851‑1, corte de energia, desligamento manual e sinalização, entre outros itens) e nas provisões de segurança dos edifícios novos.

●     Contudo, ao prever uma série de medidas de segurança nos prédios existentes e apenas nas garagens onde houver Sistemas de Abastecimento de Veículos Elétricos (SAVE), a Diretriz, na prática, se mostra difícil de aplicação técnica e econômica para a maioria dos edifícios atuais.

●     É também discriminatória à eletromobilidade e à instalação de equipamentos de recarga em edifícios, impondo custos desproporcionais às garagens.

●     Ao longo de 17 meses de intensas negociações em torno do tema, a ABVE sempre defendeu medidas robustas e modernas para proteger vidas, patrimônio e edificações. Mas entende que segurança deve ser universal e neutra em tecnologia, conforme padrões consagrados pelas mais acreditadas instituições técnicas internacionais.

●     A ABVE teme que o texto induza à publicação de normativas estaduais desequilibradas nos seus critérios de segurança, estimulando conflitos desnecessários entre condôminos, proprietários de veículos elétricos, empresas de recarga e administradores prediais.

●     Mantida a Diretriz como foi divulgada, a judicialização do tema será inevitável, bem como medidas legislativas visando assegurar por lei o “direito à recarga” aos legítimos proprietários, usuários e fabricantes de veículos elétricos e equipamentos.

Imagem: VictorJuice no Freepik

Delcy Mac Cruz